Após mais uma grande temporada, a Série B do Brasileirão 2023 terá seu encerramento neste sábado, 25, e reserva emoções para a última rodada. Com todos os dez jogos acontecendo ao mesmo tempo, com início às 17h (horário de Brasília), a competição ainda tem duas vagas para a primeira divisão em jogo, além de quatro clubes que ainda brigam para não serem rebaixados.
Quem briga pelo acesso?
Antes da última rodada, apenas dois clubes têm o acesso garantido para a Série A: o Vitória, que se sagrou campeão com três jogos de antecedência, e o Criciúma, que voltou à elite após nove anos. Além das duas equipes, outros seis times brigam pelas últimas vagas: Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport.
Atualmente, Juventude e Vila Nova ocupam as últimas posições de acesso, com 62 e 61 pontos, respectivamente. Dessa forma, as equipes precisam vencer novamente para garantir a vaga na Série A, sem depender de nenhum outro resultado. O Juve enfrenta o Ceará, no Castelão, enquanto o Tigre do Centro-Oeste encara o lanterna ABC, no Frasqueirão.
Na quinta colocação, o Atlético-GO, com 60 pontos, precisa vencer e torcer para um tropeço das equipes mais bem posicionadas. O Dragão tem o Guarani como adversário, que joga como mandante. Na sequência, uma trinca tem 59 pontos e ainda sonha com o acesso: o Novorizontino, que joga contra o Criciúma; o Mirassol, que enfrenta o Tombense; e o Sport, que tem o Sampaio Corrêa na 38ª rodada.
Quem briga para não cair?
Na parte de baixo da tabela, a briga também está acirrada para se manter e não cair para a terceira divisão. ABC e Londrina já estão rebaixados, com uma diferença de pontos considerável para os clubes que ainda brigam pela permanência. No momento, Chapecoense, Tombense, Ponte Preta e Sampaio Corrêa têm chances de cair para a Série C.
Com 37 pontos, Chapecoense e Tombense ocupam as 18ª e 17ª colocações, respectivamente. Sendo assim, os clubes precisam vencer suas últimas partidas e torcer por um tropeço de uma das equipes acima. Ponte Preta e Sampaio Corrêa, por sua vez, têm 39 pontos e precisam de uma vitória para se manterem na Série B sem depender de mais ninguém.