Jogos Pan-Americanos

Taekwondo se despede com ouro e Brasil chega a 45 medalhas

Com 10 ouros, 16 pratas e 19 bronzes, o país está em quarto lugar no quadro de medalhas

taekwondo
Maicon Andrade, Edival Marques e Paulo Ricardo Melo venceram a disputa por equipes no taekwondo (Crédito: Gaspar Nóbrega/COB)

 

Publicidade

O taekwondo se despediu dos Jogos Pan-Americanos e guardou o melhor justamente para o final. Na última prova da modalidade em Santiago, a disputa por equipes no masculino, os brasileiros venceram os chilenos e garantiram uma despedida de ouro para o taekwondo brasileiro. Edival Marques, Maicon Andrade e Paulo Ricardo Melo, bateram os donos da casa por 48 a 16 e ficaram com a medalha inédita, na primeira vez que a prova foi disputada em Pans.

Antes, a equipe feminina do Brasil já tinha levado o bronze. Sandy Macedo, Carol Santos e Maria Clara Pacheco caíram na semifinal para o México, mas se garantiram no pódio, com um bronze inédito.

Pódio

Com mais três ouros na conta, o Brasil chegou a 10 medalhas douradas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e está em quarto lugar no quadro geral. O país agora soma 45 pódios no total. Além dos 10 ouros, são 16 pratas e 19 bronzes.

Dos 18 atletas brasileiros que subiram no pódio nesta terça (24), 17 são beneficiários do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, 94,44% dos medalhistas. Levando em conta todos os atletas que medalharam no Pan até agora, 83,92% deles são bolsistas. No total, 56 atletas subiram no pódio pelo Brasil em Santiago, dos quais 47 estão no Programa.

Publicidade

Mais ouro

No primeiro dia de finais por aparelhos da ginástica artística no Pan, o Brasil teve três importantes conquistas. A campeã olímpica e mundial no salto, Rebeca Andrade, adicionou mais uma medalha ao pescoço em Santiago. Após garantir a medalha de prata na prova por equipes, Rebeca ganhou medalha de ouro no salto.

Nas barras assimétricas, teve dobradinha brasileira. A dupla de medalhistas do Mundial de Ginástica também está brilhando no Pan. Rebeca Andrade ficou com a prata, com uma nota de 14.333, e Flávia Saraiva, com 13.733, levou o bronze.

No masculino, Arthur Nory também adicionou medalha a seu acervo. Depois da prata no geral por equipes, ele conquistou o segundo lugar no solo, com a nota de 13.933.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.