basquete

Teria a carreira de Ben Simmons na NBA acabado de vez? Entenda

Mesmo tendo somente 27 anos de idade, as chances de voltar a ser um astro ou qualquer coisa minimamente perto disso, são quase nulas

teria-a-carreira-ben-simmons
Ben Simmons – Crédito: Mike Lawrie/Getty Images

É algo triste quando se observa um talento acabando por conta de questões físicas, o que aconteceu com inúmeros jogadores, como Penny Hardaway ou Bob Hurley, entre outros. E, parece que agora está acontecendo novamente. A carreira do australiano Ben Simmons na NBA nunca mais será a mesma. Mesmo tendo somente 27 anos de idade, as chances de voltar a ser um astro ou qualquer coisa minimamente perto disso, são quase nulas.

Publicidade

O jogador ainda pode atuar na liga, mas sua situação está cada vez mais caótica. Fora da atual temporada, na qual entrou somente 15 vezes em quadra, Ben Simmons vem sofrendo muito com o mesmo problema físico desde 2021, somando já três anos que segue tentando jogar e é impedido. Mas, as dores que vem sentindo parecem estar atingindo outras áreas de seu corpo.  Segundo especialistas, seria algo como um reflexo. O problema do australiano é que um tecido ou um osso pode comprimir as fibras nervosas, irradiando pela parte inferior das costas, pernas ou pés.

Simmons estava sentindo fortes dores em seu joelho, mas, depois de inúmeras avaliações, não foi constatado nada sério. Porém, o incômodo continuava ali, sendo somente um reflexo de seu problema nas costas. O australiano pode até passar por uma cirurgia nova, mas as dores persistiram depois da primeira, feita em 2022. Entretanto, o agente do jogador afirma que ele deve fazer sua recuperação somente com descanso e fisioterapia.

E isso é tudo que o jogador vem fazendo nos últimos três anos, nos quais praticamente não jogou, somando apenas 57 partidas em 246 possíveis. Ou seja, somente 23,2% das vezes. Em 2024/25, irá para seu último ano de contrato com o Brooklyn Nets, que não sabe o que fazer com o jogador. Simmons simplesmente não tem saúde para estar na NBA e sua carreira corre riscos. Com somente mais um ano de vínculo sobrando, precisará fazer um grande esforço para retornar a uma sequência de jogos onde pode mostrar ser útil para algum time.

Publicidade

Mas, sua carreira não está completamente acabada. O armador ainda tem chance, por menor que ela seja. Talvez nos Nets, pois seus US$40,3 milhões são atrativos no mercado pensando na offseason seguinte. Isso porque, a partir do momento em que seu expirante fica disponível, algumas franquias podem querer abrir espaço em suas folhas salariais. Mas isso é pensando somente no caso de ele não ter grandes possibilidades de ser novamente um atleta relevante.

Publicidade

* Texto originalmente publicado no SportBuzz.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.