FORÇAS ANTAGÔNICAS

A batalha pela cidade de Bakhmut: Russos avançam por dentro e ucranianos por fora

A campanha militar na localidade já é considerada pelos analistas como a mais mortal da guerra

A batalha pela cidade de Bakhmut: Russos avançam por dentro e ucranianos por fora
Atirador do exército da Ucrânia combate forças da Rússia nos arredores da cidade de Bakhmut (Crédito Foto: John Moore/Getty Images)

A Rússia está fazendo operações de “limpeza” para retirar soldados remanescentes da Ucrânia nas ruínas da cidade de Bakhmut. Por outro lado, comandantes militares de Kiev buscam mudar o foco da aparente perda da cidade avançando “por fora” – pelos arredores da localidade.

Publicidade

O comandante das forças terrestres da Ucrânia, general Oleksandr Syrsky, admitiu neste domingo (21) que apenas um pequeno contingente de soldados ucranianos está, agora, dentro de Bakhmut. No jargão militar, estas palavras foram entendidas como um reconhecimento tácito de que a Rússia prevaleceu em sua campanha de quase um ano para tomar a cidade.

O general Syrsky afirmou que essas poucas tropas continuariam defendendo o território por dentro para, então, fornecer “oportunidades de entrar na cidade em caso de mudança de circunstâncias”.

Os comentários sinalizaram uma mudança na forma como a Ucrânia está retratando a campanha mais mortal da guerra, enquanto a Rússia conquista seu primeiro sucesso significativo no campo de batalha desde o verão passado.

Durante meses, mesmo quando seu controle sobre Bakhmut encolheu para alguns quarteirões a oeste, a Ucrânia enfatizava realizar uma luta feroz para impedir que os russos tomassem a cidade.

Publicidade

Embora muitas das alegações de Kiev no campo de batalha não possam ser verificadas, está claro que as forças ucranianas obtiveram menores ganhos nas últimas semanas ao norte e ao sul de Bakhmut, informou o New York Times.

A importância da cidade de Bakhmut:

Bakhmut, que a Rússia reivindicou ter capturado no domingo de forma “triunfal”, é uma cidade em ruínas que assumiu uma importância descomunal na guerra.

Muitos analistas militares sugeriram que Bakhmut teria um valor mais simbólico do que estratégico para a Rússia. Embora o controle da cidade não garanta que Moscou possa fazer mais avanços, representaria a primeira grande vitória da Rússia no campo de batalha ucraniano desde o verão passado.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.