HEROÍNA NACIONAL

Idosa israelense “enrola” militantes do Hamas com chá e biscoitos

Após 17 horas, os policiais israelenses entraram na casa de Rachel Edri e mataram os militantes a tiros; ela e o marido foram resgatados com vida

A idosa israelense "enrola" militantes do Hamas com chá e biscoitos
Rachel Edri, idosa de 65 anos, ofereceu chá e biscoitos aos militantes (Crédito Foto: Getty Images)

Diante de uma situação de extrema tensão, a resposta foi trivial: chá e biscoitos. “Um dos terroristas me disse: você lembra a minha mãe”, disse Rachel Edri.

Publicidade

“Eu disse a ele: ‘De fato eu sou como a sua mãe. Vou ajudar você. Vou cuidar de você. O que você precisa?'”, contou. Ela, então, ofereceu biscoitos e chá.

Assim, a avó aposentada de 65 anos serviu seus biscoitos típicos marroquinos para acalmar os cinco militantes do Hamas que invadiram a sua casa na cidade de Ofakim, perto de Gaza.

Ela ficou conversando com eles para ganhar tempo até que ela e o marido pudessem ser resgatados, disse Edri à mídia israelense. E essa conversa “ingênua” fez toda a diferença.

No dia 7 de outubro, combatentes do Hamas já haviam matado dezenas de pessoas em sua comunidade no sul de Israel quando ela e o marido foram feitos reféns.

Publicidade

Graças a sua paciência e hospitalidade, ambos sobreviveram, e Edri se tornou uma heroína nacional, um meme da internet, e até conheceu o presidente dos EUA, Joe Biden, durante a sua visita a Tel Aviv na quarta-feira (18).

Em uma entrevista à TV local, ela falou sobre sua surpreendente reação em meio a cinco militantes fortemente armados em sua sala de estar.

“Já eram quatro horas da tarde. Eu disse para mim mesma: ‘Nossa… eles precisam almoçar. Estou com medo – pessoas com fome perdem o controle'”, disse ela.

Publicidade

Enquanto isso, uma equipe da polícia israelense se preparava do lado de fora da casa para o resgate. Após 17 horas, eles entraram na casa e mataram os militantes a tiros.

O filho do casal Edri – ele próprio um policial local – ajudou no resgate desenhando um esboço da casa, permitindo que as equipes de resgate pegassem os militantes de surpresa. Como a casa ficou muito danificada, o casal foi levados para um hotel no centro de Israel.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.