Ícone do site

Agência nuclear visita usina ucraniana sob risco de acidente radioativo

Published 29/08/2022
agencia-nuclear-visita-usina-ucraniana-sob-risco-de-acidente-radioativo

(Lennart Preiss/Getty Images)

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta segunda-feira (29) que visitará a usina ucraniana de Zaporizhzhia, a maior da Europa, que está sob risco alto de um acidente radioativo.

“Chegou o dia, a missão da AIEA está a caminho de Zaporizhzhia. Devemos proteger a segurança da Ucrânia e da maior central da Europa”, disse Rafael Grossi, o diretor geral da AIEA, em seu Twitter. Grossi afirmou que a equipe chegará “no final desta semana”.

Por vários meses, Grossi solicitou uma visita da agência à usina nuclear de Zaporizhzhia, alertando o “risco real de uma catástrofe nuclear” por conta de bombardeios à usina. O local está sob domínio russo desde março, no ínicio do conflito e os oponentes, Rússia e Ucrânia, trocam acusações sobre a autoria dos ataques à usina.

Durante negociações, após apelos da comunidade internacional, devido ao risco de um acidente, os governos  dos dois países concordaram com a inspeção da agência nuclear. Nesta segunda-feira (29), a Rússia acusou a Ucrânia de tentar um ataque à usina. Além disso, afirmou ter ter derrubado um drone das Forças Aéreas ucranianas que tentava um novo bombardeio.

Neste sábado (27), a Energoatom , operadora de energia ucraniana alertou novamente o risco de vazamento radioativo e incêndios em consequência dos ataques. A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu o fim de todas as atividades militares na área próxima à usina.

 

 

Sair da versão mobile