Alain Delon, ator francês, morreu aos 88 anos neste domingo (18). Segundo a agência de notícias AFP, a família de Delon informou que ele faleceu em sua casa em Douchy-Montcorbon, na França. A causa da morte não foi divulgada.
O ator Alain Delon: um ícone
Ícone do cinema na França, o artista conquistou os corações de milhões de fãs em todo mundo com suas interpretações legendárias de assassinos, bandidos e matadores de aluguel no auge do pós-guerra.
Delon é descrito por especialistas, críticos e artistas como um “gigante da cultura francesa”. Esteve à frente de filmes como “O Sol por Testemunha”, “Rocco e Seus Irmãos” e “O Leopardo”.
O ator, produtor e escritor Delon nasceu em Sceaux, perto de Paris. Ele possuía beleza fria e enigmática que fez dele um símbolo sexual internacional. Também foi tido como “o homem mais bonito do mundo”.
Sua última grande aparição foi para receber uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cinema de Cannes, em maio de 2019. Após sofrer um AVC no mesmo ano, Delon passou a viver recluso em sua propriedade, e sua família chegou a declarar que ele manifestou o desejo de se submeter ao suicídio assistido.
Macron se manifesta
Emmanuel Macron, presidente da França, se manifestou em seu perfil oficial no X a respeito da morte do ator.
Monsieur Klein ou Rocco, le Guépard ou le Samouraï, Alain Delon a incarné des rôles légendaires, et fait rêver le monde. Prêtant son visage inoubliable pour bouleverser nos vies.
Mélancolique, populaire, secret, il était plus qu’une star : un monument français. pic.twitter.com/1JTqPfVo5n
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) August 18, 2024
A Casa Dior também fez homengem ao ator nas redes sociais.
The House is deeply saddened by the news of the passing of one of its dearest friends. Since 2009, Alain Delon had been the face of Eau Sauvage, Dior’s iconic fragrance and a symbol of timeless masculinity. The partnership was a natural fit, with Delon’s elegance and commanding… pic.twitter.com/nybDNlUkPP
— Dior (@Dior) August 18, 2024
Suicídio assistido
A decisão de recorrer ao suicídio assistido foi uma consequência de seu estado de saúde. Em 25 de março, o perfil oficial de Alain Delon no Instagram publicou o que muitos fãs interpretaram como uma mensagem de despedida.
“Gostaria de agradecer a todos que me acompanharam ao longo dos anos e me deram grande apoio. Espero que os futuros atores possam ver em mim um exemplo, não apenas no trabalho, mas na vida cotidiana, com suas vitórias e derrotas. Obrigado, Alain Delon.”
Pouco tempo depois, a conta foi apagada. Delon, que sofreu um AVC em 2019, mencionou várias vezes a possibilidade de recorrer ao suicídio assistido, especialmente após presenciar o sofrimento de sua esposa, Nathalie Delon. Ela morreu em 2021 em razão de um câncer de pâncreas antes de obter a autorizações necessária para o suicídio assistido.