
A União Europeia está próxima a chegar em um acordo sobre um sexto pacote e sanções contra a Rússia, disse nesta segunda-feira (9) um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.
“As conversações sobre o sexto pacote de sanções estão em andamento, estão bem avançadas e, do nosso ponto de vista, poderão ser concluídas em breve”, afirmou o porta-voz em uma coletiva de imprensa do governo de Berlim, segundo o portal Uol.
Nesta segunda-feira (9), o presidente Rússia Vladimir Putin reuniu militares na Praça Vermelha, em celebração do 77º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Durante o evento, Putin apontou argumentos para justificar a invasão da Ucrânia e acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de criar “ameaças em nossas fronteiras”.
Novas #sanções do #ReinoUnido contra #Rússia e Belarus querem restringir US$ 2 bilhões em comércio https://t.co/unUoWznKao
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 9, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.