Pelo menos oito pessoas morreram e outras dez ficaram feridas em ataques a tiros nos Estados Unidos (EUA) durante a noite desta segunda-feira (3), véspera do feriado de 4 de Julho. A data celebra a independência americana, conquistada em 1776.
Na Filadélfia, no estado da Pensilvânia (Costa Leste), cinco pessoas morreram e duas crianças ficaram feridas. Em Fort Worth, no Texas (Sul), um tiroteio deixou três mortos e oito feridos.
Já são 348 ataques a tiros ocorridos em 2023 nos EUA, segundo dados do Gun Violence Archive. Ocorrências do tipo sem mortos foram relatadas na Carolina do Norte, Michigan e Ohio ao longo desta terça-feira (4).
O presidente Joe Biden se pronunciou, na Casa Branca, sobre a onda de tiroteios por intermédio de um comunicado. “Enquanto nossa nação celebra o Dia da Independência, oremos pelo dia em que nossas comunidades estejam livres da violência armada. Nos últimos dias, nossa nação sofreu mais uma vez uma onda de tiroteios trágicos e sem sentido em comunidades nos Estados Unidos”, disse.
A polícia do Texas disse ao The New York Times não ter ainda informações de qual seria a motivação por trás dos ataques e que segue investigando a ocorrência. Ninguém foi preso até esta quarta-feira (5).
As vítimas fatais na Filadélfia são todas homens, com idades entre 20 e 59 anos, informou Danielle Outlaw, comissária de polícia da cidade. Duas crianças, de dois e 11 anos, ficaram feridas.
A polícia informou que a detenção do autor dos disparos, um homem de 40 anos que vestia colete à prova de balas e armado com um rifle e uma pistola, ocorreu perto do local do tiroteio no bairro de Kingsessing, afirmou Outlaw. Ainda segundo a polícia, o atirador fez os disparos aparentemente ao “acaso”.
8 shot leaving 4 dead in shooting in Kingsessing section of Philadelphia 😫 https://t.co/0LwgmNY1oM
— The Astute Galoot ™️ 🏴☠️ (@TheAstuteGaloot) July 4, 2023