ANTES DO 4 DE JULHO

Ataques nos EUA deixam oito mortos na véspera do dia da independência

Segundo dados do Gun Violence Archive, já foram registradas 348 ocorrências de tiroteios no país apenas em 2023

Ataques nos EUA deixam oito mortos na véspera do dia da independência
Os ataques nos EUA ocorreram na Filadélfia (Pensilvânia), e Fort Worth (Texas); ao menos oito pessoas morreram (Crédito Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Pelo menos oito pessoas morreram e outras dez ficaram feridas em ataques a tiros nos Estados Unidos (EUA) durante a noite desta segunda-feira (3), véspera do feriado de 4 de Julho. A data celebra a independência americana, conquistada em 1776.

Publicidade

Na Filadélfia, no estado da Pensilvânia (Costa Leste), cinco pessoas morreram e duas crianças ficaram feridas. Em Fort Worth, no Texas (Sul), um tiroteio deixou três mortos e oito feridos.

Já são 348 ataques a tiros ocorridos em 2023 nos EUA, segundo dados do Gun Violence Archive. Ocorrências do tipo sem mortos foram relatadas na Carolina do Norte, Michigan e Ohio ao longo desta terça-feira (4).

O presidente Joe Biden se pronunciou, na Casa Branca, sobre a onda de tiroteios por intermédio de um comunicado. “Enquanto nossa nação celebra o Dia da Independência, oremos pelo dia em que nossas comunidades estejam livres da violência armada. Nos últimos dias, nossa nação sofreu mais uma vez uma onda de tiroteios trágicos e sem sentido em comunidades nos Estados Unidos”, disse.

A polícia do Texas disse ao The New York Times não ter ainda informações de qual seria a motivação por trás dos ataques e que segue investigando a ocorrência. Ninguém foi preso até esta quarta-feira (5).

Publicidade

As vítimas fatais na Filadélfia são todas homens, com idades entre 20 e 59 anos, informou Danielle Outlaw, comissária de polícia da cidade. Duas crianças, de dois e 11 anos, ficaram feridas.

A polícia informou que a detenção do autor dos disparos, um homem de 40 anos que vestia colete à prova de balas e armado com um rifle e uma pistola, ocorreu perto do local do tiroteio no bairro de Kingsessing, afirmou Outlaw. Ainda segundo a polícia, o atirador fez os disparos aparentemente ao “acaso”.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.