ATAQUE COM DRONES

Base naval russa é alvo de ataques da Ucrânia; veja o vídeo

Usuários de redes sociais que moram próximos ao local dizem ter ouvido as explosões na região portuária da cidade de Novorossiysk

Base naval russa é alvo de ataques da Ucrânia, dizem autoridades
O ataque das forças ucranianas danificou um navio de guerra russo em uma região portuária do Mar Negro (Crédito Foto: Reprodução/Vídeo)

Uma base naval russa na região portuária de Novorossiysk foi alvo de um ataque das forças ucranianas na madrugada desta sexta-feira (4), de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia. A base fica na região do Mar Negro e está próxima de um dos principais portos russos. Veja o vídeo abaixo.

Publicidade

O acesso ao Mar Negro é considerado estratégico pelo governo de ambos os países, porque, dentre outras razões, permite acesso ao Mar Mediterrâneo e, por consequência, ao Oceano Atlântico e também possibilita comunicação com o Canal de Suez.

Publicidade

Moscou afirmou em comunicado que a Ucrânia usou drones para fazer o ataque. Ainda segundo o ministério, todos os artefatos ucranianos foram destruídos. Com o ataque, um navio de guerra russo foi seriamente danificado.

Usuários de redes sociais da Rússia comentaram terem ouvido explosões na região portuária. Vídeos divulgados pela agência de notícias Astra também mostram navios ao longo da costa ao som de tiros. Por causa do ataque, o movimento no porto de Novorossiysk foi temporariamente suspenso.

A Rússia informou ainda que também derrubou dez drones ucranianos que foram flagrados sobrevoando a península da Crimeia — anexada ilegalmente pelos russos em 2014. O Mar Negro vive tensões desde que a Rússia suspender um acordo de grãos que permitia que a Ucrânia escoasse sua produção agrícola pelo mar.

Publicidade

Após o acordo entre os países em conflito ser suspenso, em julho, regiões portuárias da Ucrânia foram alvos de bombardeios russos. Já nessa terça-feira (1º), a Rússia acusou a Ucrânia de tentar bombardear navios russos que faziam patrulhamento no Mar Negro, ao sul da península da Crimeia.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.