O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (22) um pacote de sanções contra a Rússia após Vladimir Putin reconhecer a independência de duas regiões separatistas no leste da Ucrânia.
Biden afirmou que as sanções inicialmente afetam o banco VEB e o banco militar russo, cortando-os de financiamento ocidental. A partir desta quarta (23) haverá também sanções financeiras contra a elite russa e seus familiares.
“Vou começar a impor sanções em resposta, muito além das medidas que nós e nossos aliados e parceiros implementamos em 2014. E se a Rússia for mais longe com essa invasão, estamos preparados para ir além com as sanções”, disse o líder norte-americano.
Biden também afirmou que Putin está planejando uma tomada de território ucraniano que vai além das regiões separatistas de Luhansk e Donetsk. O presidente dos EUA chamou o processo de “início de uma invasão russa da Ucrânia”.
Alemanha, Reino Unido e UE
O governo da Alemanha, liderado pro Olaf Scholz, suspendeu a autorização para a operação do gasoduto russo Nord Stream 2 e o Reino Unido anunciou sanções a cinco bancos e três cidadãos russos.
Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, anunciou nesta terça-feira (22) que a organização já previu um pacote de sanções à Rússia. Em entrevista coletiva, Borrell disse que as sanções atingirão políticos russos, bancos e o setor de defesa.
“Este pacote de sanções, que foi aprovado por unanimidade pelos Estados membros, prejudicará a Rússia e prejudicará muito”, afirmou Borrell.
Biden: “A Rússia acaba de anunciar que está conquistando um grande pedaço da Ucrânia… ele está estabelecendo uma lógica para tomar mais território à força.”
— Raquel Krähenbühl (@Rkrahenbuhl) February 22, 2022