O livro Memórias póstumas de Brás Cubas, escrito por Machado de Assis em 1881, se tornou o mais vendido pela Amazon na categoria de ficção latino-americana. A surpreendente fama da obra nos Estados Unidos aconteceu depois de uma resenha positiva feita no TikTok, pela influenciadora estadunidense Courtney Henning Novak, viralizar.
A edição em inglês, produzida pela editora Penguin Classics, com tradução de Flora Thomson-DeVeaux, apareceu em um vídeo de Courtney na última quinta-feira (16), em que afirmou estar encantada com o livro, sem nem ter terminado a leitura. “A minha edição só tem 300 páginas. Só faltam 100 páginas para mim, e se eu for muito cuidadosa elas vão durar até o fim de semana. E aí o quê? O que eu deveria fazer com o resto da minha vida?”, disse no vídeo.
Além disso, ela afirma que a escrita de Machado de Assis é tão boa que ela sentiu vontade de aprender português para ler o original. “Agora, […] ainda tenho outra tarefa que é aprender português. Muito obrigada“, brincou. O vídeo agora já passa das 800 mil visualizações e tem mais de 160 mil curtidas.
Confira na íntegra:
@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok ♬ original sound – Courtney Henning Novak
Com o aumento abrupto das vendas, a tradutora Flora comemorou a popularidade do livro nas redes sociais e incentivou a divulgação da obra. “Presenteiem os amigos gringos, espalhem essa alegria!“, escreveu, referenciando o sentimento positivo de ler a história.
Livro se tornou o favorito da influenciadora
Para atualizar seus seguidores, a influenciadora publicou ontem (20) um vídeo em que, após terminar a leitura, afirma que Memórias póstumas de Brás Cubas se tornou seu favorito. “Eu não consigo dizer coisas boas o suficiente sobre esse livro. Eu amei“, afirmou.
Em ambos os vídeos, os comentários estavam inundados por brasileiros, discutindo a obra de Machado e como a literatura nacional é percebida internacionalmente. “Machado de Assis é realmente uma joia da literatura brasileira! E você está certa, ler este livro em português realmente é uma experiência maravilhosa”, disse uma seguidora.
“Acho muito fofo gringos descobrindo que a literatura brasileira é maravilhosa”, comentou outra. “A literatura brasileira é muito subestimada no mundo. Leia e você amará!”, opinou um terceiro seguidor.
Courtney leu este livro em um desafio que está fazendo em sua página, lendo livros de países de todo o mundo, em ordem alfabética. O clássico foi escolhido para representar o Brasil.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini