TENSÃO NAS ALTURAS

Caça chinês passa a 3 metros de avião militar norte-americano; Confira as imagens

O incidente ocorre antes da reunião entre o chanceler chinês Wang Yi com o presidente dos EUA, Joe Biden, nesta sexta-feira (27)

Caça chinês passa a 3 metros de avião militar norte-americano
Aeronave chinesa a 3 metros de avião militar dos EUA (Crédito Foto: US Indo-Pacific Command)

Um caça chinês chegou a 3 metros de um bombardeiro B-52 da Força Aérea americana sobrevoando o Mar da China Meridional na terça-feira, segundo os militares dos Estados Unidos.

Publicidade

Publicidade

O piloto chinês “voou de maneira insegura e pouco profissional, demonstrou falta de pilotagem ao se aproximar com velocidade excessiva descontrolada, voando abaixo, na frente e a menos de 3 metros do B-52, colocando ambas as aeronaves em perigo de colisão”, disse o Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos em um comunicado nessa quinta-feira (26).

A notícia da última interceptação chinesa chega no momento em que o presidente Joe Biden deve falar com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, quando ele visitar a Casa Branca nesta sexta-feira (27), informou a CNN Internacional na quinta-feira.

Não está claro se a reunião será uma discussão formal ou um encontro mais informal. Wang também deverá se reunir com o secretário de Estado, Antony Blinken, e com o conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan.

Publicidade

Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, também podem se reunir à margem da Cúpula  Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês),

Os EUA e a China divulgaram na quinta-feira imagens acusando-se mutuamente de manobras provocativas dentro e ao redor do Mar da China Meridional, aumentando as tensões sobre a disputada hidrovia.

O Ministério da Defesa da China divulgou um vídeo durante uma coletiva de imprensa regular, dizendo que o USS Ralph Johnson “conduziu assédio próximo” contra um grupo-tarefa da marinha chinesa que realizava treinamento de rotina no Mar do Sul da China em 19 de agosto.

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.