O candidato Javier Milei é o grande vencedor das PASO, as Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias, que aconteceram neste domingo (13) na Argentina. O economista de ultradireita, que surgiu com uma terceira força política, virou o jogo e saiu como protagonista.
Com 97,42% dos votos apurados, Javier Milei estava com 30,04% dos votos. O Juntos por el Cambio, do ex-presidente Mauricio Macri, alcançou 28,28% e o nome de Patricia Bullrich se fortalece ao conquistar a vaga de candidata à Casa Rosada pelo grupo de centro-direita.
Já a coalizão governista Unión por la Patria conquistou 27,27% dos votos e ficou em terceiro. O ministro da Economia, Sergio Massa, fez 3,6 milhões de votos a mais que Juan Grabois.
Chamado de “Bolsonaro argentino”, Milei recebeu apoio do ex-presidente brasileiro na véspera da votação.
Ver essa foto no Instagram
Quem é Javier Milei?
Milei nasceu no bairro portenho de Palermo, em 22 de outubro de 1970. Sua infância foi marcada por momentos polêmicos em família e uma relação conturbada com os pais. O suporte emocional veio da irmã, Karina Milei, que ele considera ‘a grande arquiteta de sua vida política’.
Milei disse a diferentes meios de comunicação que, caso se torne presidente, Karina desempenhará o papel de primeira-dama.
O jornalista Juan Luis González, um dos pesquisadores da biografia não autorizada do economista, intitulada “El Loco”., declarou à CNN que Milei foi alvo constante de bullying no Colégio Cardenal Copello, em Villa Devoto.
Na adolescência, a paixão pelos Rolling Stones deu início a uma banda, a Everest, que fazia tributos ao grupo. Hoje, Milei vive com cinco cães da raça Mastiffs ingleses e ele diz que eles são sua verdadeira família.
Ver essa foto no Instagram