Neste sábado (29), pelo menos 146 pessoas morreram e 150 outras ficaram feridas durante uma celebração de Halloween nas ruas de Itaewon, distrito em Seul, capital da Coreia do Sul.
De acordo com os primeiros relatos, as vítimas tiveram paradas cardíacas e dificuldades respiratórias. O tumulto ocorreu em um beco estreito, causado por uma superlotação. Pessoas ficaram prensadas e caíram umas nas outras.
Até o momento, as autoridades ainda não forneceram detalhes exatos sobre a causa do incidente, nem informações sobre o motivo da superlotação.
A polícia fechou a área no bairro de Itaewon e, de acordo com o gabinete presidencial, o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, enviou uma equipe de assistência médica para o local do incidente.
Segundo a porta-voz do governo Lee Jae-Myung, o presidente também ordenou que as autoridades garantam leitos de emergência em hospitais próximos e implementem operações de resgate e tratamento rápidos.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram centenas de pessoas tentando passar por uma rua estreita e feridos deitados no chão recebendo atendimento médico.
이태원에서 압사당할 뻔했다
문제되면 내려요 pic.twitter.com/UOuRB6hDmP
— 유소이 (@yusoy26) October 29, 2022
truly the scariest halloween of my life—30 down, 400 rescue workers deployed. please avoid itaewon and stay safe. #이태원사고 pic.twitter.com/PC1GBJt7qk
— Chloe Park 🦋 in Seoul (@chloepark) October 29, 2022