O rei Charles III completa nesta sexta-feira (8) um ano como monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. O britânico, de 74 anos, assumiu o trono depois da morte da mãe, a rainha Elizabeth II, aos 96 anos. Charles foi coroado em 6 de maio de 2023, mas a cerimônia teve papel simbólico e foi realizada apenas em setembro.
A tarefa de substituir a monarca que mais tempo ficou no poder da histórica real não tem sido exatamente fácil para Charles e para a monarquia como um todo. Desde que assumiu o cargo, o índice de aprovação da realeza caiu em 5 pontos percentuais (p.p.). Em setembro de 2022, 67% da população achava que a monarquia deveria continuar; um ano depois, 62% pensam da mesma forma.
Levantamento realizado pelo instituto de pesquisas YouGov revelou que os jovens são os menos favoráveis à monarquia. Entre os britânicos de 18 a 24 anos, só 37% consideram a família real necessária: queda de 10 p.p. desde a morte de Elizabeth II. Para efeito de comparação, a aprovação da monarquia entre idosos é de 80%, tendo caído menos no período, ou seja, 6 p.p.
Além disso, 40% da população de jovens de 18 a 24 anos prefeririam que o Reino Unido tivesse um chefe de Estado eleito. Apesar da discrepância de aprovação da monarquia das diferentes gerações, a pesquisa aponta uma avaliação geral positiva da monarquia no território do Reino Unido.
De acordo com o YouGov, apenas 32% dos britânicos achavam que Charles se tornaria um bom rei quando sua mãe ainda estava viva. Logo depois de ascender ao trono, a taxa deu um salto considerável. Em pesquisa divulgada em 14 de setembro de 2022, oito dias depois da morte de Elizabeth, 63% dos entrevistados disseram que Charles III seria um bom monarca.
Hoje, a opinião pública está satisfeita com o trabalho de primogênito de Elizabeth II. A aprovação de Charles no poder atinge 59%, percentual que tem se mantido estável neste primeiro ano no cargo principal da família real. Por outro lado, a desaprovação ao monarca cai: um ano atrás 32% julgavam que o ainda príncipe de Gales seria um chefe de Estado ruim. Este número despencou para 17% que avaliam de forma negativa o trabalho do rei.
Today we marked the anniversary of the accession of King Charles III with a gun salute at the Tower
🏰🗝️ pic.twitter.com/M783Vq0FTR— Simon (@YeomanWarder417) September 8, 2023