Neste sábado, o Rei Charles III foi coroado e é oficialmente o novo soberano do Reino Unido. Oito meses após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II, Charles tem pela frente alguns desafios.
O principal deles é em relação às finanças: Vale lembrar que a guerra na Ucrânia gerou na Grã-Bretanha a disparada de preços de produtos. Isso deixa os gastos da Família Real sob supervisão constante.
Charles já havia afirmado, em ocasiões anteriores à coroação, que estava disposto a reduzir gastos e supérfluos. “A família real precisa prestar atenção no que está acontecendo no país nestes tempos difíceis.” disse a historiadora Kelly Swab, especialista em realeza britânica, à BBC.
Isso leva a outra questão a ser enfrentada: a popularidade da realeza não atravessa um bom momento e, segundo pesquisa do British Social Attitudes Survey, enfrenta seu ponto mais baixo em mais de 30 anos. A pesquisa feita em 2021 mostrou que 55% dos britânicos achavam “muito importante” ou “bastante importante” ter uma monarquia. Nas décadas anteriores, esse apoio oscilava entre 60% e 70%.
Neste sábado (6), durante a cerimônia, foi possível observar alguns protestos nas ruas já questionando a necessidade de um sistema monárquico tão oneroso.
Ver essa foto no Instagram