
Começou às 7 da manhã deste sábado (6) a coroação do Rei Charles III. Aos 74 anos, Charles é o 40º rei coroado na Abadia de Westminster desde o ano de 1066.
Ver essa foto no Instagram
Na primeira etapa da cerimônia, o Reconhecimento Charles III foi apresentado aos presentes pelo arcebispo de Canterbury. A congregação gritou “God Save King Charles” (“Deus salve rei Charles”, em português).
Já na Cadeira do Estado, Charles realizou o Juramento de Coroação, comprometendo-se a defender a lei e a Igreja da Inglaterra, e o Juramento da Declaração de Adesão.
“Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei”, afirmou o rei.
Ver essa foto no Instagram
O primeiro ministro britânico, Rishi Sunak, leu uma passagem da Bíblia escolhida pelo arcebispo de Canterbury.

No momento da coroação, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres. Mais 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.
“Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocais como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com vosso gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas; por meio daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um Deus, mundo sem fim. Amém”, afirmou o arcebispo momentos antes da coroação.

“Em Seu nome e seguindo Seu exemplo, eu venho não para ser servido, mas para servir”, disse o rei Charles III já coroado.
Charles e Camilla foram coroados na Abadia de Westminster na presença da família real, chefes de estado em uma cerimônia com mais de 2 mil convidados.
* Reportagem em atualização