aumento das tensões

China alerta cidadãos sobre “riscos” de segurança em viagens aos EUA

O governo da China publicou dois alertas de risco direcionados a cidadãos que pretendem viajar ou estudar em território norte-americano.
Alerta do Ministério da Cultura e Turismo da China – Crédito: Reprodução/ Ministério da Cultura e Turismo da China

Em meio à intensificação das disputas comerciais com os Estados Unidos, o governo da China publicou dois alertas de risco direcionados a cidadãos que pretendem viajar ou estudar em território norte-americano. Os comunicados foram divulgados nesta quarta-feira (9), por meio dos ministérios da Cultura e Turismo e da Educação.

Publicidade

O primeiro aviso, publicado no site oficial do Ministério da Cultura e Turismo, recomenda que turistas chineses considerem os riscos antes de embarcar para os EUA. A justificativa apresentada é o aumento das tensões entre os dois países. O texto afirma: “Recentemente, devido à deterioração das relações econômicas e comerciais entre China e EUA e à situação da segurança interna nos Estados Unidos, o Ministério da Cultura e Turismo alerta os turistas chineses para que avaliem cuidadosamente os riscos de viajar para os Estados Unidos e tomem cuidado.”

Estudantes da China devem repensar planos?

Em nota separada, o Ministério da Educação também orientou estudantes chineses a reavaliar viagens aos EUA com fins acadêmicos. O comunicado afirma que os interessados em estudar no país devem “avaliarem com cuidado riscos ao ir estudar nos Estados Unidos.”

A emissão dos dois avisos ocorre no contexto de uma nova rodada de medidas tarifárias adotadas por ambos os lados. Na terça-feira (8), Washington anunciou que as tarifas sobre produtos chineses subirão para 104%, como resposta a medidas recentes adotadas por Pequim. No dia seguinte, o governo chinês reagiu elevando as tarifas sobre produtos norte-americanos para 84%.

As advertências oficiais evidenciam o impacto direto das tensões comerciais na mobilidade internacional e na política externa dos dois países. Embora não tenha sido mencionado nenhum incidente específico de segurança envolvendo cidadãos chineses, o tom dos alertas sugere preocupação crescente com o ambiente político e social nos Estados Unidos.


Leia também: Obra de grandes proporções na China estaria afetando rotação da Terra? Entenda!

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.