ATÉ QUANDO?

Conflito Israel-Hamas completa 1 mês; cessar-fogo está distante

Segundo o ministério da Saúde em Gaza, controlado pelo grupo extremista, mais de 10 mil pessoas fora mortas no enclave pelas forças israelenses

Conflito Israel-Hamas completa 1 mês; cessar-fogo está distante
(Crédito Foto: Mohammed Dahman/Getty Images)

O conflito entre Israel e o Hamas completa um mês nesta terça-feira (7) com escalada de ataques, mortes de civis e dúvidas sobre um cessar-fogo.

Publicidade

No dia 7 de outubro, por volta das 6h30, em horário local (1h30 de Brasília), o grupo radical islâmico bombardeou o território israelense com milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza, no que foi considerado um dos maiores ataques dos últimos anos.

Extremistas armados derrubaram as barreiras de alta tecnologia que cercavam Israel, realizando ataques por terra com reféns. Ao assumir a autoria do ataque, o Hamas declarou guerra ao Estado israelense.

“Se você tem uma arma, use-a. Esta é a hora de usá-la – saia com caminhões, carros, machados. Hoje começa a melhor e mais honrosa história”, disse Muhammad Al-Deif, comandante militar do grupo extremista.

Al-Deif afirmou que a ação foi uma resposta a ataques às mulheres, à profanação da mesquita de al-Aqsa e ao cerco a Gaza.

Publicidade

Em resposta, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse: “Cidadãos de Israel, estamos em guerra – não numa operação, não em rondas – em guerra”.

“O Hamas cometeu um grave erro esta manhã e lançou uma guerra contra o Estado de Israel”, disse, na ocasião, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant. “As tropas das FDI [Forças de Defesa de Israel] estão lutando contra o inimigo em todos os locais. Apelo a todos os cidadãos de Israel para que sigam as instruções de segurança. O Estado de Israel vencerá esta guerra”.

O Ministério da Saúde em Gaza, sob controle do Hamas, afirmou, na última segunda-feira (6), que mais de 10 mil pessoas foram mortas no enclave desde que Israel lançou a sua ofensiva militar. O ministério também relatou 25.408 feridos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.