MELHOR AMIGO E HERÓI

Conheça Yoda, o cachorro policial que capturou brasileiro fugitivo nos EUA

Danilo Cavalcante percebeu que estava cercado de policiais e tentou fugir rastejando pelo mato alto, mas o cão o localizou e fez a imobilização

Conheça Yoda, o cachorro policial que capturou brasileiro fugitivo nos EUA
Yoda é um cão policial, tem 4 anos, e foi decisivo para imobilizar o brasileiro Danilo Cavalcante, que estava foragido havia duas semanas (Crédito Foto: US Customs and Border Protection/Divulgação)

O cachorro policial Yoda, um macho da raça pastor-belga Malinois, pertencia a uma das duas equipes táticas envolvidas na captura de Danilo Cavalcante, o brasileiro que fugiu de uma penitenciária em 31 de agosto. Yoda, de 4 anos, foi quem finalmente capturou o fugitivo.

Publicidade

Danilo foi detido na quarta-feira (13) pela manhã perto de uma pilha de tábuas de madeira na pequena cidade de South Conventry, no estado da Pensilvânia.

Quando o fugitivo percebeu que estava cercado de policiais, ele tentou fugir rastejando por um campo de mato alto. Yoda, o cachorro, foi atrás e alcançou o brasileiro.

O cachorro dominou Danilo até que os policiais chegassem e o levassem até um distrito policial. O brasileiro chegou a ser atendido por um médico por conta da mordida após ser capturado, mas o ferimento foi leve, segundo a polícia.

Yoda foi uma força significativa na captura, impedindo Cavalcante de usar um rifle roubado que estava em seu poder, disse o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual, durante uma entrevista coletiva na quarta-feira (13).

Publicidade

O vice-marechal supervisor dos EUA para o distrito leste da Pensilvânia, Robert Clark, disse que “ele foi essencial no que diz respeito ao rastreamento e busca, assim como vários outros K-9 que estavam aqui”.

A caçada a Danilo durou 14 dias. O anúncio oficial da prisão foi feito pelo governador do estado da Pensilvânia, Josh Shapiro. Ele afirmou que ninguém ficou ferido e que não houve disparos de armas de fogo.

A procura pelo brasileiro envolveu centenas de policiais estaduais mobilizados na operação de busca, que também teve apoio do FBI (a Polícia Federal americana) e da agência federal US Marshals, especializada em localizar fugitivos.

Publicidade

O brasileiro de 34 anos foi condenado no mês passado pelo assassinato de sua ex-namorada, Deborah Brandão, realizado em 2021. Ele também é procurado em um caso de homicídio de 2017 no Brasil.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.