Dois bilionários russos rompem com o Kremelin e pedem o fim da guerra de Putin. Os oligarcas russos Mikhail Fridman e Oleg Deripaska pediram que o presidente da Rússia, Vladimir Putin para com a guerra.
De acordo com o Financial Times, Mikhail Fridman escreveu uma carta à equipe em que pedia para que parassem com o derramamento de sangue. O bilionário afirmou enxergar a situação como uma tragédia para ambos. Fridman afirmou que seus pais são da Ucrânia e moram em Lviv, mas que boa parte de sua vida passou na Rússia desenvolvendo negócios.
Na carta o bilionário adicionou que está crise custará vidas e prejudicara nações. Fridman é presidente do Alfa Group e tem um patrimônio líquido de US$ 11,4 bilhões. Alfa Group é um conglomerado privado que atua principalmente na Rússia ex-estados soviéticos, que é composto por bancos, seguros, empresas de varejo e produção de água mineral.
O Alfa Bank foi atingido na semana passada por sanções. O outro milionário Oleg Derispaska disse que a paz é importante e que as negociações precisam acontecer o mais rápido possível. Derispaska chegou a fazer uma série de publicações em relação a situação econômica.
Conflito Rússia e Ucrânia
Na quinta-feira (24), o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
“A paz é a prioridade. As negociações devem começar o mais rápido possível.”
Peace is the priority. Negotiations must start ASAP.
— Oleg Deripaska (@DeripaskaOleg) February 27, 2022