VITÓRIA ESMAGADORA

El Salvador: Nayib Bukele lidera com folga e se declara presidente reeleito

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, com 31% das urnas apuradas, o Novas Ideias – partido do atual mandatário – estava com 83% do total de votos

El Salvador: Nayib Bukele lidera com folga e se declara presidente reeleito
O presidente Nayib Bukele discursa para a multidão na sacada do Palácio Nacional – Crédito: Novas Ideias/Reprodução/X

Nayib Bukele, o atual presidente de El Salvador, aparece em primeiro lugar e com grande vantagem nas eleições presidenciais do país. Resultados preliminares divulgados na madrugada desta segunda-feira (5) revelaram que o partido de Bukele, Novas Ideias, estava 83% dos votos.

Publicidade

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral de El Salvador, até pouco antes da meia-noite desta segunda-feira, apuraram apenas 31% das urnas. A Frente Farabundo Martí, tradicional agremiação de esquerda, se situava em segundo lugar, com 7% dos votos.

Em uma rede social, Nayib Bukele, que tem ascendência palestina, se declarou presidente reeleito e disse que seu partido obteria 58 das 60 cadeiras da Assembleia Nacional. Mais tarde, em um discurso no Palácio Nacional, ele afirmou que o país tinha feito história.

“Os salvadorenhos deram o exemplo ao mundo inteiro de que qualquer problema pode ser resolvido se houver vontade de fazê-lo”, disse em discurso.

Bukele está no poder desde 2019. Com 90% de aprovação, ele ficou conhecido pelas decisões tomadas em relação à segurança pública e medidas controversas consideradas por muitos como autoritárias.

Publicidade

Desde 2022, contudo, em El Salvador vigora o estado de exceção. A polícia prendeu mais de 70 mil pessoas sob suspeita de pertencerem a diferentes gangues. Além disso, Bukele construiu uma prisão de segurança máxima. Lá, portanto, mais de 100 detentos são mantidos nas suas celas sem colchões.

El Salvador, portanto, é um pequeno país, situado na América Central, com pouco mais de 21 mil km² (área equivalente à de Sergipe) e densamente povoado: quase 6,8 milhões de habitantes, segundo projeção de 2020 da ‘Dirección General de Estadistica y Censos’, órgão oficial.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.