A MAIOR DAS AMÉRICAS

El Salvador transfere presos para nova “megaprisão” do país

A penitenciária conta com 10 pavilhões, celas que podem receber até 100 detentos e uma capacidade total para comportar 40 mil pessoas. 

el-salvador-transfere-presos-para-nova-megaprisao-do-pais
(Crédito: Governo de El Salvador)

O governo de El Salvador transferiu dois mil presos para a recém inaugurada penitenciária Centro de Confinamento para o Terrorismo. A “megaprisão” foi aberta no começo do mês e é a maior das Américas. Ela conta com 10 pavilhões, celas que podem receber até 100 detentos e uma capacidade total para comportar 40 mil pessoas. 

Publicidade

O complexo fica numa zona rural do município de Tecoluca, localizado a cerca de 75 quilômetros da capital do país, São Salvador.

Esta será sua nova casa, onde não poderão mais causar danos à população”, escreveu o presidente Nayib Bukele, no Twitter.

No ano passado, Bukele gerou polêmica ao pedir para seus aliados no Congresso que aprovassem um estado de exceção. A decisão passou a suspender direitos constitucionais: prisões sem mandado, comunicações privadas acessíveis pelo governo e a retirada do direito a um advogado.

Essas ações podem ser atribuídas ao aumento da taxa de detenções no país, desde então mais de 64 mil suspeitos foram presos. Organizações argumentam que pessoas inocentes foram apanhadas e outras até mortas durante custódia policial. 

Publicidade

El Salvador é, atualmente, o país com o maior número de detentos em relação a sua população no mundo, segundo a organização World Prision Brief. As estimativas mostram que cerca de 2% de toda a população está presa.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.