A Casa Branca informou nesta quinta-feira (12) que mais de um milhão de pessoas morreram em decorrência da Covid-19 nos Estados Unidos. O país é o que apresenta o maior número de vítimas.
“Hoje alcançamos um marco trágico: um milhão de vidas americanas perdidas para a Covid-19”, disse o presidente Joe Biden, em comunicado. “Nós devemos permanecer vigilantes contra esta pandemia e fazer tudo para salvar o maior número possível de vidas, como fizemos com mais testes, vacinas e tratamentos do que nunca antes”, completou o líder.
Os países membros, compilados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), registraram um total de 5,4 milhões de mortes por Covid-19 em dois anos. Entretanto, a organização afirmou na semana passadas que a pandemia provocou entre 13 e 17 milhões de mortes em todo o mundo, no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2021, sendo quase o triplo do balanço oficial.
Após meses de queda em taxas de contágio em países com mais mortes pelo vírus no mundo, como Brasil, Índia e Rússia, os Estados Unidos registram há um mês um aumento diário de casos da doença, segundo a Folha de São Paulo.
A alta nos casos coincide com flexibilização das medidas de proteção à Covid-19, como a não obrigatoriedade do uso de máscara em muitos lugares, embora o seu uso ainda seja recomendado em ambientes fechados.
😷 De acordo com autoridades sanitárias como a OMS e especialistas, o uso de máscaras é uma das principais medidas de combate à pandemia de covid-19, e serve para ambas as situações (evita que infectados transmitam a doença e que pessoas saudáveis sejam infectadas).
— Comprova (@Comprova) April 6, 2022