QUAIS AS POSSIBILIDADES?

Grupo Hamas propõe cessar-fogo em troca de reféns e de até mil prisioneiros palestinos

Os radicais islâmicos afirmaram que a libertação inicial de israelenses incluiria mulheres, crianças, idosos, recrutas femininas e reféns doentes

Grupo Hamas propõe cessar-fogo em troca de reféns e de até mil prisioneiros palestinos
Faixa de Gaza – Crédito: Getty Images

O Grupo Hamas apresentou uma proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza a mediadores e aos Estados Unidos (EUA). O documento inclui a libertação de reféns israelenses em troca da liberdade de prisioneiros palestinos, 100 dos quais cumprem penas de prisão perpétua. As informações são da Agência Reuters.

Publicidade

Os radicais islâmicos afirmaram que a libertação inicial de israelenses incluiria mulheres, crianças, idosos e reféns doentes em troca da libertação de 700 a 1.000 prisioneiros palestinos, de acordo com a proposta. A libertação de “recrutas femininas” israelenses também está incluída.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a nova posição do Hamas estava fundamentada em “exigências irreais”.

O Egito e o Catar têm tentado aparar, ou ao menos diminuí-las, as arestas entre Israel e o Hamas sobre como deveria ser um cessar-fogo, já que o aprofundamento da crise humanitária faz com que um quarto da população da devastada Faixa de Gaza enfrente a fome.

Em fevereiro, o Grupo Hamas recebeu um projeto de proposta das conversações de trégua em Paris que incluía uma pausa de 40 dias em todas as operações militares e a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses em uma proporção de 10 para um, proporção semelhante a esta nova proposta de cessar-fogo.

Publicidade

Israel também rejeitou esse projeto de proposta, citando o seu objetivo de longa data de não acabar com a guerra até que aniquilasse por completo o Hamas; os radicais islâmicos insistem que um acordo deveria pôr fim à guerra.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.