Um vídeo de Julián Hadden viralizou nas redes sociais esta semana. Julián estava em uma uma praia tailandesa onde, em 2004, aconteceu um tsunami. Mais de 200 mil pessoas morreram e 1.,7 milhão ficaram desaparecidas. O vídeo que tomou conta das redes sociais mostra momentos antes da tragédia e aquelas que seriam as primeiras ondas geradas pelo fenômeno.
O vídeo de 1 minuto e 28 segundos mostra Julián caminhando pela praia de Koh Ngai, sem imaginar que, apenas uma hora depois, o local seria devastado por ondas gigantes. No vídeo, é possível ver indícios de mar agitado e forte correnteza. As ondas, em determinado momento, chegaram a ultrapassar o limite da costa e obrigaram os banhistas a recolherem seus pertences com rapidez.
Ver essa foto no Instagram
Tsunami de 2004
As ondas gigantes foram provocadas por um terremoto de magnitude 9,1, que aconteceu no oceano por volta das 8h da manhã. A consequência foi a forte invasão da água, durante aproximadamente 10 minutos. Tempo suficiente para causar estragos em diversas regiões.
Assim, Bangladesh, Cingapura, Índia, Malásia, Maldivas, Sri Lanka e Tailândia foram os locais que mais sentiram o tsunami, que tirou a vida de 227.899 turistas e moradores locais. Pelo menos 1,7 milhão de pessoas ficaram desabrigadas ou hospitalizadas.
Por fim, Julián, em entrevista à imprensa local, conta que ele e os demais colegas que estavam no local conseguiram sair ilesos, sem serem atingidos pelas ondas gigantes.