Um trágico incêndio atingiu um hospital infantil em Nova Délhi, o ‘New Born Baby Care’, no distrito de Vivek Vihar, nesse sábado (25). As chamas rapidamente consumiram a estrutura hospitalar, impondo uma corrida contra o tempo para as operações de resgate. Seis recém-nascidos faleceram antes de poder receber atendimento médico.
7 infants killed in fire at New Born Baby Care Hospital in Delhi’s Vivek Vihar, owner Naveen kichi absconding!
12 newborns rescued from the medical facility. Gas cylinders were heard exploding in the fire. Cause of fire unknown. #Delhi govt suspects negligence, warns of strict… pic.twitter.com/khNMVtnNNN
— Nabila Jamal (@nabilajamal_) May 26, 2024
O incêndio começou no final da noite, por volta das 23h32, conforme relatado pelos serviços de emergência locais. Nove caminhões de bombeiro foram enviados imediatamente ao local na tentativa de controlar as chamas e realizar o salvamento dos bebês presentes no hospital.
Atul Garg, chefe dos bombeiros, confirmou à CNN que doze recém-nascidos foram resgatados dos escombros em chamas, mas seis não resistiram. Dentre os sobreviventes, um encontra-se em estado grave e os demais recebem cuidados médicos necessários para recuperação. Uma preocupação adicional é a falta de identificação dos bebês, visto que ainda não está claro se os documentos foram destruídos no incidente.
Ainda que a causa exata do incêndio não tenha sido determinada, sabe-se que as chamas começaram em um edifício adjacente ao hospital. Imagens de vídeo do corpo de bombeiros mostraram chamas consumindo o térreo e os andares superiores do prédio.
Este não é o primeiro incidente do tipo na Índia, recordando a tragédia ocorrida em 2021, onde dez recém-nascidos faleceram em um incêndio semelhante no estado de Maharashtra.
Incêndio em parque de diversões
Ainda no último sábado, vinte e sete pessoas, incluindo quatro crianças, morreram em um incêndio em um parque de diversões no oeste da Índia. Quatro pessoas foram presas para interrogatório.
“Confirmamos a morte de 27 pessoas no incêndio”, disse Radhika Bharai, uma policial indiana, aos repórteres durante na noite de sábado. Um relatório anterior indicou 24 mortes. As quatro crianças que morreram tinham todas menos de 12 anos, segundo a mesma fonte.
“Os corpos foram carbonizados de forma irreconhecível, dificultando sua identificação”, disse a oficial.
* Sob supervisão de Lilian Coelho