O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que a eleição nos EUA é uma oportunidade para rever as “abordagens erradas” do governo americano. Ele se pronunciou nesta quinta-feira (7), de acordo com a mídia estatal, depois que Donald Trump foi eleito presidente.
“Tivemos experiências amargas com várias políticas e abordagens anteriores dos governos dos EUA. As eleições são uma oportunidade para rever as abordagens erradas do passado”, disse Baghaei, segundo a CNN.
No passado, a administração Trump foi marcada por decisões significativas, como a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, o que gerou tensão e a implantação de duras sanções econômicas.
A eleição americana e a política externa do Irã
As eleições americanas possuem um impacto direto na política externa iraniana, especialmente devido às sanções econômicas e diplomáticas impostas. Em 2018, após sair do acordo nuclear firmado com o Irã e potências globais, Trump aumentou as sanções sobre a exportação de petróleo iraniano, impactando a economia do país.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, expressou em várias ocasiões a disposição de Teerã em resolver o impasse nuclear com o Ocidente através de diálogos e negociações pacíficas.
Como Donald Trump poderá influenciar as relações com o Irã?
O retorno de Donald Trump à Casa Branca gera muitas especulações sobre a condução das políticas relativas ao Irã. Durante sua administração anterior, Trump deixou marcada sua oposição ao pacto nuclear, dificultando as relações diplomáticas e impactando a economia iraniana através de sanções.
Com o presidente cessante Joe Biden, houve tentativas de reavivar o acordo nuclear, mas sem sucesso. Não está claro se Trump, caso eleito, seguirá o mesmo caminho ou adotará uma postura ainda mais rígida. O futuro das relações pode depender muito das ações iniciais do governo dos EUA e de como estas serão avaliadas por Teerã.
Acordo nuclear e as sanções
O Irã tem sinalizado sua vontade em encontrar uma solução para o impasse nuclear com o Ocidente. No entanto, a realidade política dos Estados Unidos, incluindo quem ocupa a presidência, pode influenciar diretamente essas negociações.
A questão nuclear do Irã tem sido um ponto central nas relações internacionais, com países ocidentais acusando o Irã de buscar a capacidade de desenvolver armas nucleares. O Irã, por outro lado, mantém sua posição de que seu programa é de natureza pacífica.
In a meeting with PM of India, Mr. Narendra Modi, we had good agreements about expanding cooperation between Iran and India, aiming to create prosperity and security for both countries and region, as well as the idea of creating a network between the countries of the region. https://t.co/3kDl4tw3sB
— Masoud Pezeshkian (@drpezeshkian) October 23, 2024
Leia mais: Donald Trump afirma que “Irã nunca terá uma arma nuclear”