Oymyakon e Yakutsk, na Rússia, são conhecidas como as cidades habitadas mais frias do planeta. Durante a primavera de 2024, as temperaturas em Oymyakon chegam a impressionantes -8ºC. Quando o inverno se instala, as temperaturas despencam para até -50ºC, tornando as condições de vida desafiadoras.
Oymyakon registrou, em 1924, a menor temperatura em uma área habitada, com -71,2ºC. Yakutsk, por sua vez, é a maior cidade do mundo erguida sobre o permafrost e possui uma população de aproximadamente 282 mil pessoas, vivendo permanentemente em condições de solo congelado.
Como as pessoas enfrentam os invernos extremos?
Para suportar temperaturas tão baixas, os habitantes de Oymyakon e Yakutsk devem se cobrir bem, já que até mesmo pelos e sobrancelhas podem congelar. As crianças, em particular, só frequentam a escola quando a temperatura permanece até -46,7ºC. Quando o frio ultrapassa esse limite, as instituições educacionais são fechadas.
Quais outras cidades enfrentam essas condições extremas?
A Rússia não é a única região a abrigar cidades extremamente frias. Na Groenlândia, Klinck detém o recorde do Hemisfério Norte com uma temperatura de -69,6ºC registrada em 1991. Outras cidades enfrentam condições semelhantes de frio intenso, como Verkhoyansk, também na Rússia, e Snag, no Canadá, onde as temperaturas mínimas históricas atingiram -63ºC.
Lista de cidades mais frias e suas características:
- Verkhoyansk, Rússia: Conhecida por ter registrado -67,8ºC, é uma pequena cidade com cerca de 1.300 habitantes.
- Klinck, Groenlândia: Em 1991, registrou a menor temperatura do Hemisfério Norte.
- Snag, Canadá: Essa vila no território de Yukon registrou -63ºC, um recorde para a América do Norte.
- Barrow, Alasca, EUA: Cidade mais ao norte dos EUA, também conhecida por suas temperaturas extremamente baixas.
As Cidades atraem turistas mesmo com o frio intenso?
Algumas cidades frias, como Helsinque na Finlândia, atraem turistas devido à sua beleza durante o inverno. Embora tenham verões amenos, os invernos rigorosos oferecem a possibilidade de desfrutar de paisagens cobertas de neve e atividades como a patinação no gelo, popular em Winnipeg, no Canadá. Ambas as cidades são destinos procurados por aqueles que desejam experimentar um inverno verdadeiramente intenso.
Siga a gente no Google Notícias