As Forças de Defesa de Israel anunciaram ter feito uma operação por terra na Faixa de Gaza, nesta quinta-feira (26). Segundo a agência Reuters, uma rádio controlada por militares descreveu a ação como “relativamente grande”.
Ver essa foto no Instagram
A operação foi conduzida para atacar posições do Hamas em Gaza. Segundo os militares, entre os alvos estão células terroristas, infraestruturas e postos de lançamento de mísseis antitanque.
A Defesa de Israel afirmou que a operação foi feita como “preparação para as próximas fases de combate”. Após os ataques, os soldados deixaram a área e voltaram para o território israelense.
Um vídeo divulgado pelos militares mostra tanques atravessando uma cerca. Em outro momento, os tanques fazem disparos. Assista acima.
Israel já conduziu outras ações pontuais por terra na Faixa de Gaza. Na segunda-feira (23), por exemplo, as forças terrestres fizeram uma incursão pela região para buscar por informações sobre pessoas sequestradas pelo Hamas.
Uma ocupação por terra na Faixa de Gaza é prometida pelo governo de Israel desde o início da guerra, em 7 de outubro. Segundo o Ministério de Defesa, a ocupação planejada deve ocorrer em três fases:
– A primeira delas, já parcialmente em curso, consiste em ataques aéreos e a ofensiva por terra;
– Em um segundo momento, militares deverão combater em “bolsões de resistência” dentro da Faixa de Gaza;
– Na terceira fase, as tropas se retirarão, e Israel criará “um novo regime de segurança” que trará “uma nova realidade para a segurança dos cidadãos de Israel”.
A Faixa de Gaza tem cerca de 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km², pouco maior que o território de Fortaleza (CE), que tem uma área de 312 km².