CRISE HUMANITÁRIA

Israel realiza ataques aéreos e mortos passam dos 550, diz autoridade libanesa

O ministro da Saúde do Líbano, Firass Abiad, informou que entre as vítimas dos ataques havia 50 crianças e também 94 mulheres

Israel realiza ataques aéreos e mortos passam dos 550, diz autoridade libanesa
Fronteira entre Israel e Líbano – Créditos: Getty Images

Pelo menos 558 pessoas foram mortas por ataques aéreos de Israel na segunda-feira (23), incluindo 50 crianças e 94 mulheres, segundo, Firass Abiad. “Continuamos na guerra e continuamos no meio dos ataques. Nossas responsabilidades não terminaram”, acrescentou Abiad enquanto Israel mantinha seus ataques nesta terça-feira (24).

Publicidade

Entre os mortos estavam quatro socorristas; 14 ambulâncias e caminhões de bombeiros foram atingidos pelas forças israelenses. Estes ataques deixaram um rastro de destruição, forçando a população a buscar abrigo e segurança em meio ao caos.

Ataques aéreos israelenses no Líbano

No total, 1.835 pessoas ficaram feridas pelos ataques em apenas um dia. Este aumento significativo no número de feridos destaca a intensificação dos conflitos na região e a crise humanitária emergente.

Os ataques também forçaram milhares de pessoas a fugir das suas casas, especialmente no sul do Líbano. O deslocamento forçado aumentou ainda mais os desafios enfrentados pela população libanesa, que agora precisa lidar com a instabilidade e a falta de segurança.

População libanesa e a crise humanitária

Nasser Yassine, coordenador libanês da preparação para emergências do governo, informou que 16.500 pessoas foram deslocadas no país nas últimas 24 horas. Yassine também mencionou que 150 escolas estão sendo usadas para abrigar pessoas deslocadas em todo o Líbano.

Publicidade

O esforço das autoridades libanesas em gerir essa crise humanitária mostra a complexidade de lidar com um número tão grande de deslocados em um curto espaço de tempo.

Impactos dos ataques aéreos no Líbano

Os ataques aéreos no Líbano não estão apenas causando perdas de vidas, mas também destruindo infraestruturas essenciais e limitando o acesso a serviços básicos. A destruição de ambulâncias e caminhões de bombeiros dificulta ainda mais as operações de resgate e assistência médica.

Ação das autoridades

As autoridades libanesas estão tentando mitigar os efeitos devastadores destes ataques, mas os desafios são imensos. A crise humanitária exige respostas rápidas e eficazes para evitar uma catástrofe ainda maior. O suporte internacional também pode desempenhar um papel crucial na assistência às vítimas e no fornecimento de recursos para a recuperação.

Publicidade

Várias organizações humanitárias estão no terreno, prestando apoio em termos de cuidados médicos, alimentos e abrigo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Israel Defense Forces (@idf)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.