Em transmissão na TV do país, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou a renúncia do cargo antes das eleições deste ano. Isso ocorreu nesta quinta-feira (19) no país, enquanto no Brasil ainda era noite desta quarta-feira (18), segundo horário de Brasília. Segundo o g1, ela informou não ter mais combustível para seguir na carreira.
Após 6 anos no cargo ela não ira disputar a reeleição, e explicou durante o pronunciamento, “Neste verão, eu esperava encontrar uma maneira de me preparar não apenas para mais um ano, mas para outro semestre, porque é isso que este ano exige. Eu não fui capaz de fazer isso”.
“Eu sei que haverá muita discussão após esta decisão sobre qual foi o chamado motivo ‘real’. O único ângulo interessante que você encontrará é que, depois de enfrentar seis anos de grandes desafios, eu sou humana. Os políticos são humanos. Damos tudo o que podemos, pelo tempo que pudermos, e então é a hora. E, para mim, é a hora”, relatou Jacinda Ardern, até então primeira-ministra da Nova Zelândia.
As eleições para o cargo acontecem em 14 de outubro, segundo o g1. E agora, o Partido Trabalhista irá reunir seus parlamentares para decidirem neste domingo (22) quem do partido será o substituto da primeira-ministra.
Veja o discurso:
Siga a gente no Google Notícias🇳🇿 LEGENDADO: Veja o discurso de renúncia de Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia.
“Políticos são humanos. Nós damos tudo o que podemos pelo tempo que pudermos, e então chega a hora. E, para mim, chegou a hora”, disse.pic.twitter.com/MDg7VeNaNB
— Eixo Político (@eixopolitico) January 19, 2023