
A Nova Zelândia adotou uma medida polêmica: a proibição gradual do tabaco a partir do próximo ano. O objetivo é proibir totalmente que qualquer pessoa nascida depois de 2008 compre cigarros ou produtos derivados do tabaco no país.
Com a medida, o governo espera que o número de pessoas capazes de comprar tabaco na Nova Zelândia diminua com o passar dos anos. Em 2050, por exemplo, pessoas de 40 anos serão jovens demais para comprar cigarros. Quem violar a nova lei poderá ser punido com multas de até NZ$ 150 mil (cerca de R$ 508 mil).
A ministra da Saúde, Ayesha Verrall, que apresentou o projeto de lei, disse que era um passo “em direção a um futuro sem fumo”.
“Milhares de pessoas viverão vidas mais longas e saudáveis e o sistema de saúde ficará US$ 5 bilhões melhor por não precisar tratar as doenças causadas pelo fumo, como vários tipos de câncer, ataques cardíacos, derrames, amputações”, afirmou.
What a milestone! Changes to smokefree legislation are game-changing and have been decades in the making. Our next generation won’t experience the harms of tobacco thanks to these tireless advocates. @hapaitehauora @ASPIRE2025 @otago @NZCancerSo @hapai_tc @hapai_tc pic.twitter.com/0f1fOnmXl3
— Health Coalition Aotearoa (@HealthCoA) December 13, 2022