em nome da saúde

Nova Zelândia aprova proibição do cigarro para próximas gerações

O objetivo é proibir totalmente que qualquer pessoa nascida depois de 2008 compre cigarros ou produtos derivados do tabaco no país.

Nova Zelândia proíbe venda de tabaco
(Crédito: Canva)

A Nova Zelândia adotou uma medida polêmica: a proibição gradual do tabaco a partir do próximo ano. O objetivo é proibir totalmente que qualquer pessoa nascida depois de 2008 compre cigarros ou produtos derivados do tabaco no país.

Publicidade

Com a medida, o governo espera que o número de pessoas capazes de comprar tabaco na Nova Zelândia diminua com o passar dos anos. Em 2050, por exemplo, pessoas de 40 anos serão jovens demais para comprar cigarros. Quem violar a nova lei poderá ser punido com multas de até NZ$ 150 mil (cerca de R$ 508 mil).

A ministra da Saúde, Ayesha Verrall, que apresentou o projeto de lei, disse que era um passo “em direção a um futuro sem fumo”.

“Milhares de pessoas viverão vidas mais longas e saudáveis ​​e o sistema de saúde ficará US$ 5 bilhões melhor por não precisar tratar as doenças causadas pelo fumo, como vários tipos de câncer, ataques cardíacos, derrames, amputações”, afirmou.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.