eleições

Kamala Harris vai à fronteira e pede por mais controles de imigração

A vice-presidente democrata Kamala Harris visitou a fronteira EUA-México pela primeira vez em sua campanha presidencial de 2024

A proposta de Harris de um programa de imigração humano traz esperanças para muitos, mas, ao mesmo tempo, enfrenta desafios significativos
A proposta de Harris de um programa de imigração humano traz esperanças para muitos, mas, ao mesmo tempo, enfrenta desafios significativos – Crédito: Kyle Mazza / TheNews2 / Deposit Photos

A vice-presidente democrata Kamala Harris visitou a fronteira EUA-México pela primeira vez em sua campanha presidencial de 2024 na última sexta-feira (27). Durante a visita, Harris destacou a necessidade de impor restrições de asilo mais rígidas e prometeu tomar medidas drásticas para impedir a entrada de fentanil nos Estados Unidos. Harris classificou essas promessas como “prioridade máxima“.

Publicidade

Falando em Douglas, Arizona, uma cidade fronteiriça com menos de 17 mil habitantes, Harris criticou seu rival republicano, Donald Trump, acusando-o de “acelerar as chamas do medo e da divisão” ao tratar do impacto dos imigrantes na vida americana.

Medidas rígidas na fronteira

Harris solicitou medidas punitivas mais severas para aqueles que cruzam a fronteira ilegalmente. Ela ressaltou as restrições de asilo impostas pelo presidente Joe Biden este ano e prometeu tomar novas ações para garantir a segurança nas fronteiras.

  • Impedir que pessoas que cruzarem ilegalmente reentrem nos Estados Unidos por cinco anos.
  • Prosseguir com acusações criminais mais severas contra infratores reincidentes.
  • Impedir que aqueles que não solicitarem asilo em um ponto de entrada legal para recebam asilo.

Como Harris planeja abordar a crise do fentanil?

Outro ponto importante abordado durante a visita foi a crise do fentanil. Harris prometeu que tomaria medidas concretas contra a cadeia global de abastecimento dessa droga letal. Este compromisso inclui um apelo à China para repressão dos produtos químicos precursores do fentanil.

Durante seu discurso, Harris foi apresentada por Theresa Guerrero, cuja pessoa teve uma trágica perda devido ao fentanil. Guerrero acusou Trump de bloquear um projeto de segurança nas fronteiras que poderia ter controlado o fluxo da droga.

Publicidade

Será que a política de imigração de Harris será diferente?

Harris deixou claro que sua política de imigração busca um equilíbrio entre proteger a fronteira e criar um sistema de imigração seguro, ordenado e humano. Ela rejeitou a falsa escolha que sugere que os EUA devem optar por uma coisa ou outra.

  • Detenção e remoção daqueles que cruzarem ilegalmente.
  • Proibição de reentrar no território por cinco anos.
  • Possibilidade de solicitar asilo apenas nos pontos de entrada legais.

A proposta de Harris de um programa de imigração humano traz esperanças para muitos, mas, ao mesmo tempo, enfrenta desafios significativos. A divisão entre as diferentes abordagens dos partidos políticos sobre a imigração e a segurança das fronteiras poderia implicar dificuldades na implementação das políticas propostas.

No entanto, Harris permanece firme em seu propósito, acreditando que é possível alcançar equilíbrio entre segurança e humanidade. A promessa de lidar com o fentanil mostra um foco não apenas em questões de controle de fronteiras, mas também em crises internas que têm afetado os americanos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.