Ícone do site

Kate Middleton: agência investiga se dados da princesa foram vazados de hospital

Published 20/03/2024
hospital

Dados da princesa foram vazados de hospital em Londres - Crédito: Getty Images

O órgão de proteção de dados do Reino Unido está investigando uma denúncia feita por um tabloide britânico de que funcionários do hospital onde a princesa de Gales esteve internada teriam tentado acessar informações sobre o seu estado de saúde. A princesa Kate Middleton passou por uma cirurgia em janeiro, no hospital privado London Clinic, que cuida da família real há anos.

O Escritório do Comissário da Informação (ICO), órgão responsável por garantir a segurança da informação dos cidadãos do país, recebeu uma “denúncia de violação” e está investigando o caso. De acordo com o tabloide, pelo menos um membro da equipe teria sido flagrado tentado acessar o prontuário da princesa.

O hospital

Um funcionário do hospital revelou à BBC News que “Essa é uma falha imensa na segurança e é muito prejudicial ao hospital, considerando a sua reputação respeitável de tratar dos membros da Família Real. Chefes do hospital contataram o Palácio de Kensington imediatamente após serem informados do ocorrido e garantiram ao palácio que o caso seria investigado”.

Além disso, contou que a equipe do hospital ficou chocada e perturbada com as alegações. Colegas de trabalho também teriam ficado muito chateados com uma possível quebra de ética e confiança.

Al Russell, chefe executivo do London Clinic disse em um depoimento que todos os seus funcionários estão cientes dos seus deveres individuais, profissionais, éticos e legais em relação a confidencialidade perante o paciente. “Nós temos um sistema que monitora a informação do paciente e, no caso de qualquer violação, todos os paços investigativos, regulatórios e disciplinares serão tomados.”

De acordo com a BBC News, um porta voz do Palácio de Kensington se negou a confirmar ou negar a reportagem. “Esse é um assunto para o London Clinic”, acrescentou.

Polêmicas envolvendo a princesa

A denúncia veio a tona após diversos boatos surgirem em relação o sumiço de Kate da Agenda Real. No dia 16 de janeiro, a princesa foi internada para realizar a cirurgia abdominal. Assim, teve alta no dia 29 do mesmo mês. Detalhes sobre sua condição foram mantidos em sigilo pela família real britânica a pedido dela mesma para poder manter a sua privacidade.

Nesta segunda-feira, no entanto, surgiram boatos de que Kate Middleton foi vista no fim de semana fazendo compras em um mercado de frutas e verduras em Windsor, ao lado do marido, o príncipe William. Ademais, Kate vem sendo alvo de rumores desde a semana passada, quando o Palácio de Kensington publicou uma imagem dela com seus filhos. Primeiramente divulgada pela princesa e por seu marido, príncipe William, a imagem foi a sua primeira aparição desde que foi submetida a uma cirurgia no abdômen. Pouco depois, a foto foi apagada por suspeitas de ter sido editada.

 *Sob supervisão de Lilian Coelho

Sair da versão mobile