Ação esperada em Chicago

No 2º dia de mandato, Trump deve iniciar grande operação contra imigrantes ilegais, diz jornal

Uma ampla ação contra imigrantes ilegais está prevista para ocorrer nos EUA, segundo informações do jornal The Wall Street Journal.
Donald Trump – Crédito: depositphotos.com / gints.ivuskans

Uma ampla ação contra imigrantes ilegais está prevista para ocorrer na terça-feira (21), nos Estados Unidos, segundo informações do jornal The Wall Street Journal publicadas nesta sexta-feira (17). A operação será conduzida no início do mandato de Donald Trump e deve ter como foco a cidade de Chicago.

Publicidade

Qual é o objetivo da operação?

De acordo com a reportagem, fontes envolvidas no planejamento afirmaram que os alvos principais serão imigrantes com antecedentes criminais. A operação será liderada pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE), com a participação de até 200 agentes.

O nomeado por Trump para a posição de “czar da fronteira“, Tom Homan, já havia destacado que Chicago seria uma prioridade. “E se o prefeito de Chicago não quiser ajudar, ele pode sair do caminho. Mas, se ele nos impedir, se ele conscientemente abrigar ou esconder um imigrante ilegal, eu vou processá-lo”, disse Homan ao jornal.

Outras cidades, como Nova York, também podem ser incluídas na operação, segundo veículos da imprensa norte-americana. Até o momento, a equipe de transição de Trump não se pronunciou sobre o assunto.

Publicidade

Imigração no centro da agenda de Trump

O combate à imigração ilegal foi um dos pilares da campanha de Trump à presidência. Ele prometeu implementar a maior deportação em massa da história dos EUA, além de enviar tropas para reforçar a segurança nas fronteiras e retomar a construção do muro entre os Estados Unidos e o México.

Espera-se que, logo após assumir o cargo, Trump emita ordens executivas para dar início às medidas contra a imigração ilegal.

Trump prepara série de decretos para os primeiros dias de governo

Donald Trump planeja emitir uma série de ordens executivas logo após sua posse, prevista para segunda-feira (20). As medidas devem abranger desde a intensificação da segurança nas fronteiras até mudanças nas políticas energéticas e comerciais. Entre as ações esperadas estão o envio de tropas adicionais para a fronteira com o México e a retomada da construção do muro na região. Além disso, Trump pretende impor tarifas contra parceiros comerciais e perdoar indivíduos envolvidos na invasão do Capitólio.

Publicidade

Leia também: Biden removerá Cuba de lista de países relacionados ao terrorismo

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.