semeadura de nuvens

O que pode ter causado o alagamento histórico em Dubai? Saiba mais

Em menos de 48 horas, a cidade teve 142 milímetros de chuva; o volume esperado para um ano inteiro é de 94,7 milímetros

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), viveu na última terça-feira (16) seu maior dia de chuva em 75 anos.
Chuva provoca alagamentos nos Emirados Árabes Unidos – Crédito: Centro Nacional de Meteorologia/Reprodução

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), viveu na última terça-feira (16) seu maior dia de chuva em 75 anos. Foram 120 mm em 24 horas, um volume de água maior do que o esperado para um ano inteiro, de acordo com a agência de notícias estatal WAM.

Publicidade

Conforme o veículo de notícias Associated Press (AP), uma das possíveis causas para uma tempestade nessas proporções, pode estar relacionada ao mau uso da semeadura de nuvens. Essa maneira de controlar o clima consiste em uma intervenção humana com produtos químicos para bombardear nuvens e aumentar a chance de precipitação.

A agência aponta ainda que as chuvas poderiam ter sido acentuadas por esse processo artificial, que teria sido realizado exatamente antes das tempestades. Por meio da análise de relatórios, o Centro Nacional de Meteorologia em Dubai fez, pelo menos, seis voos de semeadura de nuvens antes da tempestade.

Apesar disso, um jornal ligado ao governo da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, reportou às autoridades dizendo que não houve nenhum voo do tipo na terça-feira, sem mencionar a ocorrência nos dias anteriores. A Associated Press questionou o Centro Nacional de Meteorologia, mas não recebeu resposta.

Inundações generalizadas em Dubai

A tempestade incomum causou inundações generalizadas, interrupções em viagens e muitos danos por todo o país. Um homem de 70 anos morreu no emirado de Ras Al Khaima, a pouco mais de uma hora de Dubai. Os níveis recordes de chuva também paralisaram Omã, país vizinho, onde pelo menos 18 pessoas morreram.

Publicidade

O Aeroporto Internacional de Dubai teve todos os voos, das 8h até meia-noite desta quarta-feira (17), cancelados. Por meio de comunicado, a Dubai Airports, que administra os aeroportos da cidade, afirmou que a medida foi tomada “devido a desafios operacionais resultantes de condições meteorológicas e rodoviárias adversas”. O aeroporto é considerado o mais movimentado do mundo.

*sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.