Pelo menos 16 turistas que estavam aproveitando a neve, morreram em uma nevasca no Paquistão, na Ásia, neste sábado (08), segundo a Agência britânica de notícias, Reuters.
Tempestade de neve no norte do Paquistão faz pelo menos 16 mortos – https://t.co/vyhVHxnIan pic.twitter.com/j7JIboSACT
— Agência Lusa (@Lusa_noticias) January 8, 2022
O ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid Ahmed, deixou uma mensagem de vídeo para comentar a tragédia, “Pela primeira vez em 15 a 20 anos, esse grande número de turistas lotou Murree, o que criou uma grande crise”.
Com a mensagem, “Islamabad: 8 de janeiro. Mensagem importante sobre os turistas que faleceram”, o ministro também disse no vídeo que cerca de 1.000 carros ficaram presos na estação do morro, uma cidade elevada da área próxima, confirmando que “16 a 19 mortes ocorreram em seus carros”.
اسلام آباد : 8 جنوری
— Sheikh Rashid Ahmed (@ShkhRasheed) January 8, 2022
مری جانے والے سیاحوں کے لئے اہم پیغام https://t.co/Tc0IG0EDvh@GovtofPakistan @PTVNewsOfficial pic.twitter.com/FntGcTQZFZ
Ainda segundo a agência britânica, a nevasca, começou na noite dessa terça-feira (04), e continuou durante a semana, o que atraiu vários turistas. O grande número de visitantes no local, acabou gerando um congestionamento, e muitas famílias acabaram ficando presas nas estradas. A mídia local informou que mais de 100.000 veículos entraram na estação de montanha.
“As mortes foram causadas por resfriado ou envenenamento por monóxido de carbono (CO)? O CO é inodoro, letal se um carro parado for enterrado na neve, o escapamento bloqueado (silenciador) pode matar rapidamente os passageiros ao respirarem CO”, Disse o Dr. Faheem Yonus, chefe de doenças infecciosas da Universidade de Maryland, UCH, em um tweet.
Tragic news from #Murree
— Faheem Younus, MD (@FaheemYounus) January 8, 2022
Were the deaths caused by cold or carbon monoxide (CO) poisoning? CO is odorless, lethal
If an idling car is buried in snow, the blocked exhaust (silencer) can quickly kill the passengers as they breath COhttps://t.co/Fq1bKLOio4
Também por meio das redes sociais, o primeiro-ministro Imran Khan expressou choque com as “mortes trágicas” dos turistas, “Ordenamos a investigação e estabelecemos regras rígidas para garantir a prevenção de tais tragédias”. As autoridades não comentaram oficialmente sobre a possível causa das mortes.