Um jovem de 23 anos, Giuseppe Russo, faleceu após ser picado por uma aranha-violino (Loxosceles reclusa) na Itália. O incidente ocorreu no dia 15 de julho, quando Russo, que trabalhava como jardineiro, foi atingido na perna pelo aracnídeo. Três dias depois, ele foi internado apresentando sintomas graves como bolhas, inflamação, manchas roxas e, eventualmente, sofreu falência múltipla de órgãos devido a um choque séptico.
O caso de Giuseppe, que morreu no último sábado (17), despertou atenção para os perigos das aranhas-violino, especialmente em países do Mediterrâneo e na América do Norte. No Brasil, as aranhas do gênero Loxosceles também são conhecidas como aranhas-marrons ou violinistas. Esses aracnídeos são considerados altamente perigosos, já que os envenenamentos causados são graves.
Quais os perigos da aranha-violino?
Segundo Luana Varela, diretora de Serviço de Proteômica e Aracnídeos da Fundação Ezequiel Dias (Funeb), a aranha-violino possui características distintivas: seis olhos distribuídos em três pares, tamanho médio de 4 centímetros com as pernas esticadas e uma mancha escura no tórax, que lembra um violino.
“Esses aracnídeos podem ser encontrados tanto na natureza como ao redor e no interior de residências nas áreas urbanas, como em materiais de construção acumulados, forros de telhados, atrás de móveis, fendas entre tábuas, rodapés e estrados de camas”, disse em entrevista ao SBT.
As aranhas também podem entrar em roupas, toalhas e calçados, aumentando o risco de acidentes, especialmente quando são comprimidas contra o corpo.
Os acidentes mais graves envolvendo aranhas-violino são identificados como loxoscelismo. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas podem incluir bolhas, necrose na pele, manchas roxas, complicações circulatórias e renais. Em casos mais severos, o envenenamento pode levar à falência múltipla de órgãos, como ocorrido com Giuseppe Russo.
O tratamento após a picada de uma aranha-violino deve ser imediato. A primeira ação é levar a pessoa afetada ao pronto-socorro. A soroterapia com antiaracnídico é recomendada para neutralizar os efeitos do veneno. É importante que a vítima seja monitorada de perto para identificar e tratar rapidamente qualquer complicação que possa surgir.
Sempre falamos os nomes populares por aqui, então aqui vai alguns: Aranha-marrom, aranha-violinista e aranha-violino.
📸 Kevin Wiener pic.twitter.com/JHd1b2tnvw
— Aracno Cerrado (@AracnoC) June 18, 2021
Como se prevenir contra picadas de aranhas?
Para evitar que ataques de aranhas atinjam mais pessoas, a Fundação Ezequiel Dias afirma que é importante:
- Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo;
- Inspecionar roupas, toalhas e calçados antes de usá-los;
- Vedar frestas e buracos em assoalhos;
- Manter ralos de cozinha e de banheiros fechados;
- Afastar camas e móveis das paredes;
- Não colocar as mãos diretamente em pedras ou troncos podres.