O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (11) que uma adesão de seu país à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) teria evitado a guerra provocada pela invasão da Rússia na Ucrânia.
“Se a Ucrânia tivesse sido parte da Otan antes da guerra, não teria havido guerra”, disse o presidente ucraniano aos estudantes em uma universidade francesa, via videolink, de acordo com o portal Investing.
Vladimir Putin, o presidente da Rússia, disse repetidamente que o risco de ver a Ucrânia se tornar membro da Otan justificava a invasão do território ucraniano.
Informações sobre a invasão russa
Perdas das forças armadas russas na Ucrânia, 11 de Maio#StopRussianAggression #StandWithUkraine#RussiaInvadedUkraine #UkraineUnderAttack https://t.co/0lW9XOjE70
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) May 11, 2022
Entenda o conflito
Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.