em nova york

Presidente da Ucrânia vai se reunir com Lula nesta quarta (20)

Os dois líderes nunca chegaram a se encontrar pessoalmente, e o pedido oficial para a reunião entre Zelensky e Lula partiu do lado ucraniano

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (20), em Nova York.
(Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil e Reprodução/Redes sociais)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (20), em Nova York.

Publicidade

Lula viajou aos Estados Unidos para a Assembleia Geral da ONU, que acontece nesta semana. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, o governo propôs aos ucranianos um horário na tarde de quarta, após o compromisso do líder brasileiro com o presidente estadunidense Joe Biden.

Conforme informações da CNN Brasil, o pedido oficial para a reunião entre Zelensky e Lula partiu do lado ucraniano. Eles devem se encontrar no hotel onde o presidente brasileiro está hospedado.

Os dois líderes nunca chegaram a se encontrar pessoalmente. Em maio, houve uma tentativa de encontro entre os presidentes durante a cúpula do G7, no Japão. Segundo o governo brasileiro, foram oferecidos horários ao ucraniano, que não teria comparecido. Depois disso, Lula e Zelensky conversaram por telefone e o líder ucraniano teria convidado Lula para uma ida a Kiev.

A relação entre os países lida com um desentendimento: Lula defende a criação de um grupo para ajudar na construção de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, enquanto Zelensky diz que uma negociação teria que ter como base condições já apresentadas pela Ucrânia, que não foram aceitas inicialmente pelo líder russo, Vladimir Putin.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.