ÁFRICA

Presidente do Níger sofre golpe de estado e é detido; os EUA pedem libertação imediata

Grupo de soldados que tomou o poder informou, em cadeia nacional de televisão, que as fronteiras do país permanecerão fechadas até “nova ordem”

Presidente do Níger sofre golpe de estado e é detido; EUA pedem libertação imediata
Um grupo de soldados do Níger fez transmissão de TV, na noite de quarta-feira (26), para anunciar deposição do presidente do país Mohamed Bazoum (Crédito Foto: Bernd von Jutrczenka/ Pool/Getty Images)

O presidente do Níger, Mohamed Bazoum, foi derrubado do poder por um grupo de soldados que apareceu na televisão nacional do país da África Ocidental, na noite dessa quarta-feira (26). A transmissão ocorreu horas depois que o presidente foi mantido preso no palácio presidencial.

Publicidade

Ao ler o comunicado, os soldados disseram que as fronteiras do país foram fechadas e um toque de recolher nacional declarado até novo aviso.

“Nós, as forças de defesa e segurança, reunidos no Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria, decidimos pôr fim ao regime que vocês conhecem. situação de segurança e má governação econômica e social”, discursou o porta-voz do Exército, Major Amadou Adramane. “Reafirmando o nosso compromisso de respeitar todos os compromissos assumidos pelo Níger, asseguramos à comunidade nacional e internacional que a integridade física e moral das autoridades será respeitada, de acordo com o princípio da integridade”, acrescentou o militar. 

A União Africana (UA) se pronunciou nesta quarta-feira (26), repudiando o levante militar e clamando pelo pronto restabelecimento da democracia no Níger.

“Informado de uma tentativa de certos militares de minar a estabilidade das instituições democráticas e republicanas no Níger, o que equivale a uma tentativa de golpe de estado, o Presidente da Comissão da União Africana, S.E. Moussa Faki Mahamat, condena veementemente tais ações por parte de militares agindo em total traição ao seu dever republicano”, informou a nota.

Publicidade

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, pediu a libertação imediata do presidente do Níger. O posicionamento foi oficializado pelo secretário de Estado durante sua visita à Nova Zelândia, nesta noite de quinta-feira (27).

Saiba mais sobre o Níger

O país está localizado na África Ocidental e não tem saída para o mar. Possui um território de quase 1,2 milhão de km² e uma população de aproximadamente 17,1 milhões, segundo dados do Censo Oficial de 2012. A  maior cidade e também capital do país é Niamey, com quase 1 milhão de habitantes.  Boa parte do Níger, que esteve sob colonização francesa até 1960, está situada no deserto do Saara.

O PIB soma US$ 14 bilhões, e a renda per capita está entre as dez mais baixas do mundo, alcançado o valor de US$ 545 anuais, segundo dados do Banco Mundial.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.