Ícone do site

Primeira-dama dos EUA, Jill Biden, é criticada por comparar latinos a tacos

Published 12/07/2022

Primeira-dama emitiu comunicado de retratação nesta terça-feira (Créditos: Jeff Fusco/Getty Images)

A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, está encarando críticas por uma fala que fez durante um evento em San Antonio em que comparou cidadãos latinos a “comer tacos no café da manhã“. A fala foi feita durante a conferência anual da UnidosUS, ONG que luta pelos direitos civis da comunidade latina nos Estados Unidos.

Jill Biden estava produzindo um elogio para um dos líderes da comunidade, Raul Yzaguirre, quando disse: “Raul ajudou a construir esta organização com o entendimento de que a diversidade desta comunidade, tão distinta quanto as bodegas no Bronx, tão bonita quanto as flores em Miami e tão única quanto os tacos de café da manhã aqui em San Antonio, é sua força.

A cidade de San Antonio tem 65% da sua população composta por pessoas latinas, por este motivo, a culinária local é altamente influenciada por suas origens. Um dos costumes dos habitantes da cidade é comer tacos como café da manhã.

Além disso, a primeira-dama errou ao pronunciar a palavra “bodegas”, pronunciando-a como “bogedas”. Em Nova York, esse termo é comumente usado para se referir à inúmeras mercearias gerenciadas por latinos na cidade.

A fala foi recebida com críticas da Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos. A associação pediu para que a primeira-dama “tirasse tempo para entender melhor” a comunidade dos latinos e publicou um comunicado que segue: “Não somos tacos. Nossa herança como latinos é moldada por uma variedade de diásporas, culturas e tradições alimentares, e não deve ser reduzida a um estereótipo.

O deputado republicano pelo Arizona, Andy Biggs, se pronunciou em seu Twitter sobre o caso. “Não é de se admirar que os hispânicos estão fugindo dos democratas“, escreveu.

Michael LaRosa, porta-voz da primeira-dama, escreveu uma retratação no Twitter. “A primeira-dama pede desculpas por suas palavras terem transmitido nada além de pura admiração e amor pela comunidade latina“, publicou La Rosa.

Sair da versão mobile