rejeitado pelo partido

Mais de 60% dos democratas não querem Joe Biden como candidato em 2024

33% dos entrevistados colocaram a idade do atual presidente como principal fator para não quererem sua candidatura.

Joe Biden, vestindo um terno, levando a mão à boca com semblante preocupado
Presidente ainda tem planos de concorrer à reeleição (Créditos: Mario Tama/Getty Images)

Uma pesquisa realizada pelo jornal The New York Times em parceria com a faculdade Siena College divulgada nesta segunda-feira (11) revelou que 64% dos eleitores democratas não querem Joe Biden como candidato para presidente em 2024. A crise econômica, idade e falta de medidas progressivas estão entre os principais causadores dessa rejeição.

Publicidade

Ao todo, foram entrevistados 848 eleitores do partido democrata por telefone para a pesquisa. Dos quais 64% disseram preferir outro candidato pelo partido democrata à Biden e dentro destes 33% apontaram a idade do atual presidente (79) como maior motivo para essa escolha, enquanto 32% foram motivados pelo desempenho de Biden na presidência.

A atual situação econômica do país e a inflação aparecem como os outros maiores motivos para a rejeição.

O New York Times chama atenção para a posição dos jovens nessa pesquisa. 94% dos eleitores democratas entre 18 e 29 anos estão entre aqueles que não querem Biden como candidato do partido para 2024.

A pesquisa vai ao encontro de outra realizada pelo Centro de Estudo de Política Norte Americana de Harvard em parceria com o The Harris Poll em maio deste ano. Na pesquisa organizada por Harvard, 71% dos entrevistados (público geral) não concordavam com Biden concorrer à reeleição e 34% dos eleitores democratas entrevistados acreditavam que o atual presidente está velho demais para continuar no cargo por mais 4 anos.

Publicidade

As duas pesquisas mostram que a taxa de norte-americanos que acreditam que o país está indo na direção certa é a menor da última década, sendo 13% pela apuração do The New York Times e 24% pela pesquisa de Harvard.

De qualquer forma, Joe Biden ainda planeja tentar se reeleger em 2024, quando já terá 82 anos.

Publicidade