Primeiro-ministro de Portugal testa positivo para Covid-19

António Costa fez um exame de rotina e o vírus foi detectado; ele ficará em isolamento pelos próximos sete dias

Primeiro-ministro de Portugal testa positivo para Covid-19
Costa estava realizando comícios e eventos de campanha em todo o país (Créditos: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images)

António Costa, primeiro-ministro de Portugal, que foi reeleito no domingo (30), teve um teste positivo para a Covid-19 e permanecerá em isolamento por sete dias, de acordo com o seu gabinete nesta segunda-feira (1).

Publicidade

“O primeiro-ministro realizou hoje um autoteste de rotina para a Covid-19 e teve um resultado positivo“, disse o gabinete em um comunicado, acrescentando que Costa não tinha sintomas. “Este resultado (positivo) já foi confirmado por um teste de antígeno.” De acordo com a CNN Portugal, a esposa de Costa, Fernanda Tadeu, também testou positivo para o vírus.

Nas últimas duas semanas, Costa estava realizando comícios e eventos de campanha em todo o país, em várias ocasiões atraindo grandes multidões. O partido que ele lidera, PS (Partido Socialista), venceu as eleições legislativas realizadas no domingo com uma grande vantagem, tendo assim 41,68% dos votos.

Durante seus quatro anos de mandato, Costa prometeu ter uma “maioria de diálogo”. De acordo com o primeiro-ministro, “a maioria absoluta não é um poder absoluto, não é governar sozinho”. Costa deu ênfase que a maioria nasce da “vontade dos portugueses” e um dos seus objetivos é “reconciliar os portugueses com as maiorias absolutas“.

Portugal, sob Costa, superou as medidas de austeridade, manteve disciplina fiscal e reduziu o desemprego aos níveis da pandemia. No momento, o país está com o mais alto nível de imunização contra a Covid-19 da Europa, com 90% de seus 10 milhões de habitantes totalmente vacinados contra o coronavírus.

Publicidade

“PM de Portugal testa positivo para Covid após vitória eleitoral”

Publicidade