dicionário Merriam-Webster

Qual o significado de ‘Gaslighting’? Palavra do ano eleita por dicionário

Termo foi usado pela primeira vez em referência ao filme norte-americano “Gaslight”, de 1944.

qual-o-significado-de-gaslighting-palavra-do-ano-eleita-por-dicionario
(Crédito: Reprodução/ site Merriam-Webster)

Nesta segunda-feira (28), o dicionário norte-americano Merriam-Webster elegeu “gaslighting” como a palavra do ano. A escolha veio após um aumento de 1.740% nas buscas pelo termo no site do dicionário em 2022, em comparação com 2021.

Publicidade

Segundo o próprio dicionário, “gaslighting” significa “um ato ou prática que engana gravemente alguém”. Basicamente, é um termo que resume um comportamento de persuasão, manipulação emocional durante um período de tempo, que procura “causar a vítima a questionar a validade dos seus próprios pensamentos e tende a levar a confusão, falta de confiança e autoestima, incerteza e instabilidade emocional”.

De acordo com o comunicado do site oficial do dicionário, não houve um acontecimento específico que tenha causado ou estimulado a busca pelo significado do termo. “Nesta era de desinformação – de fake news, teorias da conspiração, trolls do Twitter e deepfakes – gaslighting surgiu como uma palavra para o nosso tempo”, diz a publicação.

Em português, o termo não tem uma tradução equivalente, mas é comumente traduzido como manipulação. Na maioria das vezes, “gaslighting” é associado a abuso emocional, como um tipo de violência psicológica.

O site do Merriam-Webster ainda lembra que o termo foi usado pela primeira vez em referência ao filme norte-americano “Gaslight”, de 1944. O suspense, traduzido como “À meia luz” no Brasil, mostra o relacionamento abusivo de um casal, em que o marido manipula a esposa e a trata como louca.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.