Kristi Noem

Quem é a candidata cotada para ser vice de Trump, que assassinou o próprio cão?

Governadora de Dakota do Sul revelou a história em seu próximo livro; segundo ela, obra narra “dias bons e ruins, desafios, decisões dolorosas e lições aprendidas”

Kristi Noem, candidata cotada para ser vice de Trump
Kristi Noem, candidata cotada para ser vice de Trump – Créditos: Reprodução

A governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, candidata cotada para ser vice na chapa de Donald Trump na disputa pela Casa Branca, ficou em evidência na mídia nos últimos dias após detalhar como atirou no cachorro da família. A história foi narrada em seu próximo livro, que será publicado na semana que vem.

Publicidade

Antecipado pelo jornal britânico “The Guardian“, que obteve trechos da obra, Noem conta que o filhote Cricket, de 14 meses, foi abatido por ser “indomável“. “Eu odiava aquele cachorro“, descreve a governadora, ao definir o animal como “intreinável e perigoso

Ela alega que estava treinando a filhote da raça Pointer para ajudá-la em caçadas a faisões, mas Cricket se revelou, em suas palavras, “menos que inútil como cão de caça“.

Diversos políticos aproveitaram para postar fotos com seus animais de estimação, e rapidamente a hashtag “Justice4Cricket” viralizou nas redes sociais. A campanha de Joe Biden publicou fotos do presidente em companhia de Commander, o pastor alemão da Casa Branca que não é exemplo de bom comportamento, por já ter mordido agentes de segurança em mais de 24 ocasiões.

Noem defendeu suas ações no último domingo. “Posso entender por que algumas pessoas estão chateadas com uma história de 20 anos sobre Cricket, um dos cães de trabalho em nossa fazenda, em meu próximo livro – Sem Retorno. O livro está repleto de muitas histórias honestas da minha vida, dias bons e ruins, desafios, decisões dolorosas e lições aprendidas“, escreveu na plataforma social X.

Quem é Kristi Noem?

Noem é a 33ª governadora de Dakota do Sul, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no estado do Monte Rushmore em 2019. Ela foi reeleita para um segundo mandato em 2022 com o maior número de votos na história do estado.

Antes de ser governadora, Noem serviu oito anos na Câmara dos EUA pelo distrito congressional de Dakota do Sul, focando em cortes de impostos e oposição ao crescimento do governo. Antes disso, ela foi membro da Câmara dos Deputados pelo 6º Distrito de 2007 a 2011.

Publicidade

Noem é casada com Byron Noem desde 1992, e o casal tem três filhos. Ela é considerada uma das possíveis escolhas de companheiro de chapa de Trump para sua campanha presidencial, junto com o senador Tim Scott. A governadora já afirmou que aceitaria ser vice “num piscar de olhos” se ele pedir.

Possível candidata acumula polêmicas

Além de Cricket, Noem conta em seu livro de memórias que matou uma cabra na fazenda da família por considerá-la “má, nojenta e malcheirosa”. Segundo ela, o animal tinha como hábito perseguir e perturbar os três filhos.

A cabra resistiu ao primeiro tiro, e Noem precisou voltar à caminhonete para pegar mais munição e terminar o serviço. “Acho que se fosse um político melhor não contaria a história aqui. Seja administrando a fazenda ou na política, nunca passei minhas responsabilidades para outra pessoa, mesmo que seja difícil e doloroso. Eu segui a lei, fui mãe e vizinha responsável“, pondera no livro.

Publicidade

Além disso, a governadora é banida em uma área equivalente a 15% do próprio estado, ocupada por quatro tribos indígenas americanas, depois que associou líderes tribais a cartéis de drogas mexicanas.

Noem também enfrentou críticas em março após postar um vídeo de quase cinco minutos promovendo o trabalho odontológico que ela fez na Smile Texas. A publicação possuía um estilo comercial e apresentava closes dos dentes de Noem e fotos do antes e depois de seu sorriso.

Ela foi posteriormente processada pelo grupo de defesa do consumidor Travelers United, que alega que a governadora violou leis de proteção ao consumidor e a acusou de agir como uma “influenciadora” nas redes sociais.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.