luta contra o câncer

Quem foi Zoleka Mandela, que morreu aos 43 anos?

Zoleka é neta do antigo Presidente da África do Sul e da ativista anti-apartheid Nelson Mandela

zoleka-mandela
(Crédito: Reprodução)

Na noite desta segunda-feira (25) morreu Zoleka Mandela. Ela tinha 43 anos e lutava contra um câncer. Zoleka é neta do antigo Presidente da África do Sul e da ativista anti-apartheid Nelson Mandela.

Publicidade
 Zoleka Mandela detalhou publicamente seu tratamento contra o câncer, diagnosticado desde que tinha 32 anos. Após anunciar a remissão, voltou a dar entrada no hospital no dia 18 de setembro para um tratamento e fez um post no Instagram mencionando o assunto. Em 2022 ela anunciou que a doença tinha se alastrado para  fígado, pulmões e outros órgãos.

“O seu trabalho na consciencialização sobre a prevenção do cancro e o seu compromisso inabalável em quebrar o estigma em torno da doença vai continuar a inspirar-nos a todos”, afirmou a Fundação Nelson Mandela.

Quem foi Zoleka Mandela

Zoleka Mandela nasceu em 1980. Ela era autora e ativista e ficou mais conhecida após tornar pública sua batalha contra o câncer – o primeiro foi de mama – e as reações de seu organismo às sessões de quimioterapia.

Em 2010, perdeu a filha de 13 anos em  um acidente de carro provocado por um motorista alcoolizado. Na ocasião, Zoleka estava internada no hospital na após uma tentativa de suicídio. “Foi o período mais escuro e doloroso da minha vida”, disse à BBC. Desde então, Zoleka tornou-se porta-voz de várias campanhas de solidariedade, e segurança nas estradas.

Publicidade

Três anos depois, em 2013,  sua história foi contada na autobiografia When Hope Whispers. Em 2016, foi eleita pela BBC  como uma das 100 mulheres do ano.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.