Na noite desta segunda-feira (25) morreu Zoleka Mandela. Ela tinha 43 anos e lutava contra um câncer. Zoleka é neta do antigo Presidente da África do Sul e da ativista anti-apartheid Nelson Mandela.
“O seu trabalho na consciencialização sobre a prevenção do cancro e o seu compromisso inabalável em quebrar o estigma em torno da doença vai continuar a inspirar-nos a todos”, afirmou a Fundação Nelson Mandela.
Quem foi Zoleka Mandela
Zoleka Mandela nasceu em 1980. Ela era autora e ativista e ficou mais conhecida após tornar pública sua batalha contra o câncer – o primeiro foi de mama – e as reações de seu organismo às sessões de quimioterapia.
Em 2010, perdeu a filha de 13 anos em um acidente de carro provocado por um motorista alcoolizado. Na ocasião, Zoleka estava internada no hospital na após uma tentativa de suicídio. “Foi o período mais escuro e doloroso da minha vida”, disse à BBC. Desde então, Zoleka tornou-se porta-voz de várias campanhas de solidariedade, e segurança nas estradas.
Três anos depois, em 2013, sua história foi contada na autobiografia When Hope Whispers. Em 2016, foi eleita pela BBC como uma das 100 mulheres do ano.