Ícone do site

Rússia detecta objeto não identificado no céu e fecha espaço aéreo de São Petersburgo

Published 28/02/2023
russia-detecta-objeto-nao-identificado-no-ceu-e-fecha-espaco-aereo-de-sao-petersburgo

São Petersburgo (Crédito: Alexey Malgavko/RIA Novosti via Getty Images)

Nesta terça-feira (28) um objeto não identificado foi encontrado no céu de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia. O espaço aéreo foi fechado e voos foram cancelados até às 06 horas da manhã, pelo horário de Brasília. A atividade já retomou seu ritmo normal.

O governo russo não informou se sabe a origem do objeto que teria sido detectado por serviços de emergência da cidade, segundo a agência russa RIA Novosti. A imprensa local afirmou que caças das Forças Aéreas chegaram a sobrevoar os céus da cidade em busca do objeto, mas não encontraram nada.

Segundo o portal UOL, a movimentação teria surgido por um boato desmentido pelo Ministério da Defesa, que declarou que houve um exercício militar na região em conjunto com as autoridades civis de controle de tráfego aéreo. Caças da Força Aérea também praticaram “detecção, interceptação e identificação de um suposto alvo do invasor“, afirmou a pasta em uma mensagem no Telegram.

Crise dos balões

O episódio ocorre em meio a uma série de outros objetos voadores não identificados e uma crise diplomática entre a China e os Estados Unidos, após um balão chinês transitar pela costa da Carolina do Sul, EUA. Na ocasião, Pequim reconheceu se tratar de um equipamento de seu país, mas alegou fins de pesquisa meteorológica e científica. Washington acusou o país de espionagem.

O governo norte-americano colocou em estado de alerta as Forças Aéreas, que, em uma sequência de três dias, encontraram e derrubaram outros três objetos voadores, desta vez não identificados. 

A própria China encontrou objetos não identificados em seu espaço aéreo, assim como o Uruguai e a Colômbia.

Sair da versão mobile